Proteção Civil alerta para risco de inundações e acidentes devido ao mau tempo
A partir da tarde de hoje.
A partir da tarde de hoje.
A maioria são inundações da via pública e estruturas e principalmente no norte do País.
O aviso é válido entre as 06h00 e 12h00 de sexta-feira.
O IPMA prevê para sexta-feira e sábado no norte e centro do continente chuva persistente e por vezes forte.
A previsão meteorológica para os próximos dias aponta para "precipitação por vezes forte", acompanhada por trovoadas, alertam as autoridades.
A madeira queimada em incêndios entra na indústria e está em muito do que consumimos. Quem está no setor explica que aproveitá-la é imperativo, dada a falta de madeira verde.
Os durienses temem uma terceira vindima consecutiva com dificuldades em escoar as uvas ou a sua venda a preços baixos, com alguns a já terem recebido cartas a cancelar encomendas de uvas para este ano.
Procuradora do Ministério Público considerou que os factos que constam no despacho de pronúncia "encontram-se provados", pelo que o arguido "deve ser condenado por homicídio negligência".
A abertura das portas ao público está prevista para as 17:00 de quinta-feira, mas a PSP começará mais cedo a fiscalizar o estacionamento e a circulação automóvel.
Nuno Lopes afirmou ainda que a precipitação intensa "colocará à prova a rede de escoamento de águas pluviais em Lisboa".
As previsões do IPMA para "as próximas 48 horas" dão nota de "um agravamento geral do estado do tempo, caracterizado por aumento da precipitação" e "do vento", ao final do dia de quarta-feira e princípio da manhã de quinta-feira.
Para as regiões de Coimbra, Beiras e Serra da Estrela, que suscitam mais preocupação, foi emitido um SMS preventivo.
No rescaldo da catástrofe, especialistas alertam para o risco de epidemias e avisam que a capacidade de resposta da Proteção Civil ainda é deficitária - em Espanha e em Portugal.
Está previsto o aumento de episódios de precipitação.
Defensor de um novo plano para a água no País, o especialista Gil Penha-Lopes diz que é essencial repensar o ciclo da água para evitar desastres como o das cheias em Espanha.