Sábado – Pense por si

5
Lucília Galha

A nova dieta da carne vermelha

Estudos científicos recentes indicam que comer carne de vaca, borrego e porco não aumenta o risco de doenças cardiovasculares e cancro. Pelo contrário: ajuda a tratar de inflamações, enxaquecas, diabetes e esclerose. Médicos já prescrevem dietas carnívoras. Conheça os casos de sucesso.

A importância da carne vermelha

As carnes de vaca, borrego e porco podem ser boas para a saúde - como têm muitos nutrientes, servem para ajudar a reduzir a inflamação do corpo. E ainda: climatologista avisa que os fenómenos extremos vieram para ficar; os 100 anos do Tivoli .

A doença como um erro no sistema

Se deixar de fumar, mesmo que tenha fumado durante décadas, ao fim de 15 anos o seu corpo terá conseguido limpar todos os vestígios do tabaco e o risco de contrair cancro do pulmão é igual ao de alguém que nunca fumou.

O Sol e a “vitamina” D

A "vitamina" D desempenha um papel fundamental na saúde dos ossos, estando igualmente envolvida em outros processos vitais, como a reprodução celular, a secreção de hormonas e na atuação no sistema imunológico, influenciando a expressão de cerca de 2300 genes do nosso genoma (10%).

Metais pesados

Estes metais pesados destacam-se pelo número de intoxicações que provocam e os seus efeitos na saúde, sendo que na origem desta frequência está a sua enorme presença ambiental.

7
Lucília Galha

Como a Inteligência Artificial já previne doenças e salva vidas

A tecnologia está a mudar a forma como são prestados os cuidados de saúde. Permite fazer diagnósticos em frações de segundos e prevenir AVC, oferecer tratamentos mais personalizados e antecipar crises de doenças como a diabetes ou a esclerose múltipla, operar um tumor com visão de Super-Homem e até devolver a voz a quem deixou de comunicar.

Microbiota, saúde e envelhecimento

O nosso estilo de vida, o uso indevido de antibióticos e os nossos comportamentos alimentares podem arruinar a nossa microbiota. Assim, fazendo alterações alimentares e ao estilo de vida, conseguirá mudar as bactérias do seu intestino em torno de 36 horas.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.