
Coligação diz que ainda "há muito a fazer" para reduzir abandono escolar nos Açores
A taxa de abandono precoce de educação e formação nos Açores era de 27% em 2019 e em 2020, e foi de 21,7% em 2023.
A taxa de abandono precoce de educação e formação nos Açores era de 27% em 2019 e em 2020, e foi de 21,7% em 2023.
80% dos graduados no ensino regular continua a estudar, uma opção que é seguida por apenas 18% dos alunos que frequentaram o ensino profissional, aponta estudo da OCDE.
Estudo considerou seis tipos de violência: física, psicológica, perseguição, através das redes sociais, sexual e controlo.
Alunos dizem ter mais dificuldades na escola e que a matéria é "demasiada, aborrecida e difícil". Filinto Lima, representante dos diretores escolares, reconhece que as aulas podem ser pouco atrativas, em especial quando os professores estão focados em preparar os estudantes para "um exame de hora e meia" quando se deveria estar a "preparar os jovens para a vida".
Não há manuais, estuda-se com o movimento e com canções. As tardes são passadas na horta ou a fazer costura. A pedagogia Waldorf ganha cada vez mais adeptos. Visitámos a Casa da Floresta, em Lisboa.
São alunos com “necessidades especiais”, mas poucas respostas: há desigualdades nos ATL, agressões de colegas e incompreensão de alguns professores.
As escolas privadas vão receber um cheque público de 139 milhões de euros para assegurar nos próximos seis anos letivos os cursos de dança, música, artes visuais e audiovisuais, da iniciação ao nível secundário.
Tiago Brandão Rodrigues afirma que a possibilidade de alguns alunos dos cursos profissionais estarem a concluir o estágio na fase que antecede os exames nacionais não cria desigualdades, sublinhando que sempre houve estágios nesta altura.
Cerca de três em cada mil bebés nascem com problemas auditivos e em cerca de 60% dos casos, a surdez é provocado por desordens genéticas.
A escola pública ainda não venceu o determinismo social no insucesso, revela Conselho Nacional de Educação.
No pré-escolar os alunos começam logo a aprender sobre finanças. Na primária, já sabem programar. E os mais velhos têm clubes de robótica, aulas de biologia ou aprendem a danças como profissão.
Uma vez por semana, alunos do 9.º ano do ensino profissional aprendem a lidar com animais e, apesar do projeto só ter começado há um mês, a escola admite incluir estágios no programa.
Mais de oito em cada dez adolescentes (81,7%) considera-se feliz, revela um estudo, que aponta ainda que 27,6% se sente preocupado "todos os dias, várias vezes por dia".
Investimento foi aprovado por unanimidade na reunião do executivo camarário.
Impressão 3D, modelação, maquinação, robótica ou micro-electrónica são áreas de trabalho do novo laboratório da Casa Pia, em funcionamento a partir de Setembro.
Este ano há 159.650 alunos matriculados nos exames nacionais do ensino secundário e apenas 87.765 candidatos declarados ao ensino superior.