
Homem que morreu em Bragança à espera de socorro morava a 2km da VMER
A Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Bragança, que dista dois quilómetros da casa da vítima, chegou ao local cinco minutos depois de ser ativada.
A Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Bragança, que dista dois quilómetros da casa da vítima, chegou ao local cinco minutos depois de ser ativada.
A ministra da Saúde diz que, dos três casos de mortes a serem investigados, dois não resultaram do atraso do socorro.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) diz que o utente, de 86 anos e que morreu de enfarte de miocárdio a 31 de outubro de 2024, durante a greve dos técnicos de emergência pré-hospitalar, tinha uma probabilidade de sobrevivência, embora reduzida.
A inspeção da Saúde diz que a população tem de saber que quando desliga uma chamada de socorro, por não ter sido atendida, e efetua novas, está a abrir mais ocorrências, o que afeta vários meios dispersa o tratamento do caso.
O antigo treinador do Benfica, que morreu em agosto de 2024, deixou em livro muitas histórias da sua carreira, que envolveram grandes figuras do futebol, de Eusébio a Maradona, de José Mourinho a Hulk. Sven-Göran Eriksson pediu para ser recordado como "uma pessoa honesta e uma boa pessoa".
Eliminam a sensação de fome e estão a revolucionar o tratamento da obesidade e de outras doenças crónicas provocadas pelo excesso de peso. Apesar de ter sido o primeiro país da Europa a declarar a patologia como uma doença crónica, Portugal ainda não comparticipa estes fármacos. Um erro e uma injustiça, defendem os especialistas.
Usualmente, a hipertensão arterial só é grave e causa problemas de saúde quando permanece elevada durante um longo período, ou quando aumenta muito subitamente.
A zona é frequentada e habitada por imigrantes do Bangladesh, que ocupam 90% do comércio local. Durante esta semana, testemunhámos tráfico de droga debaixo da nossa janela, consolámos a vizinha idosa que perdeu a reforma num assalto violento na rua. De madrugada, assistimos a revistas da polícia a suspeitos e pela manhã presenciámos os esforços da câmara de Lisboa para retirar os sem-abrigo do Martim Moniz.
Estudo realizado em Portugal revelou ainda que 20% dos doentes de alto e muito alto risco cardiovascular não estão a tomar medicação.
Estudos científicos recentes indicam que comer carne de vaca, borrego e porco não aumenta o risco de doenças cardiovasculares e cancro. Pelo contrário: ajuda a tratar de inflamações, enxaquecas, diabetes e esclerose. Médicos já prescrevem dietas carnívoras. Conheça os casos de sucesso.
Especialistas que trabalham no contexto de emergência médica consideram que depositar num mecanismo de inteligência artificial a assistência ao cidadão pode ser arriscado e não trazer mais-valias.
A lista de medicamentos cuja exportação é temporariamente suspensa é definida todos os meses e inclui os fármacos em rutura no mês anterior.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal Delfim Bismark trata-se de um homem que residia em Vila Nova de Fusos e de uma mulher de Frossos.
A sociedade habituou-se à doença e, lamentavelmente, já nem a questiona, quando inquestionável devia ser a saúde e a sua promoção a maior das prioridades.
Utilizar o ChatGPT para programar uma noite reparadora tornou-se uma moda que fomos testar. Os especialistas na área dizem que não tem fundamento científico.
Aquilo que come pode proporcionar-lhe saúde e bem-estar ou doenças crónicas e perda de qualidade de vida. Mas não basta escolher os alimentos certos, há que saber como juntá-los e quando ingeri-los. Dez especialistas explicam tudo à SÁBADO.