Marcelo Rebelo de Sousa considera voto antecipado um "avanço em democracia"
O Chefe de Estado salientou que pode ser por “um, dois ou por três” votos que “ganha um e não ganha outro”.
O Chefe de Estado salientou que pode ser por “um, dois ou por três” votos que “ganha um e não ganha outro”.
Caso um eleitor tenha se inscrito para votar hoje, mas não consiga fazê-lo, pode exercer o seu direito de voto no próximo domingo na assembleia ou secção de voto em que se encontra recenseado.
Distritos com maior número de inscritos são Lisboa, Porto, Setúbal, Braga, Aveiro e Coimbra.
Isto nunca foi sobre ajudar Seguro. O medo real é que Jorge Pinto acabe atrás dos outros candidatos da extrema-esquerda. O que seria embaraçoso. O cenário torna-se ainda mais cruel quando se olha para as sondagens. Algumas colocam Jorge Pinto empatado com Manuel João Vieira.
Voto no estrangeiro, voto em mobilidade e para quem está internado ou preso. Saiba como pode votar antes do dia 18 de janeiro.
Quando João Cotrim de Figueiredo o apertou num debate, Ventura respondeu com a confiança de quem conta com a memória curta do eleitorado e trata todos os eleitores por estúpidos.
Candidaturas tinham sido notificadas para corrigirem, no prazo de dois dias, irregularidades que tinham sido identificadas.
O voto socialista de Ventura, a idade de Cotrim Figueiredo, a pedofilia no Chega, o elitismo da IL. O debate entre os candidatos apoiados pelo Chega e IL foi sujo, confrontacional, informal e pessoal. No fim, ganhou o liberal (porque bateu mais).
Áudio de entrevista para o livro "Dias de Raiva" prova como o líder do Chega afirma ter-se sentido enganado pelo líder socialista enquanto eleitor. "De facto, via-o com firmeza, coragem. Gostava da forma de ele se exprimir e tudo. Enganou-me uma vez, mas não me enganou mais."
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.
"Criei a maior economia da história. Mas leva tempo para as pessoas perceberem isso", afirmou o presidente dos EUA.
Num debate que abriu num tom inesperadamente pessoal e hostil, os dois candidatos exploraram as fragilidades de cada um para falarem a segmentos eleitorais diferentes. Ninguém teve discurso para os atuais dois milhões de pobres.
Já o voto antecipado em mobilidade pode ser requerido a partir de 4 de janeiro.
Esconder averiguações preventivas mostrará sempre, pelo menos, medo do escrutínio. E quem tem medo do escrutínio já perdeu a razão. A justiça não pode comportar-se como um vampiro com medo da luz.
Num momento de hiper-exposição em entrevistas, intervenções e debates, seria de esperar que os candidatos presidenciais tivessem já deixado claro o que pensam. Seria esperar demais.
A CNE informa que haverá voto antecipado, que se realiza a 11 de janeiro, uma semana antes.