Cotrim Figueiredo prevê gastar 500 mil euros na campanha presidencial
Quanto às receitas, o candidato conta receber 350 mil euros de subvenção estatal, e 125 mil euros de donativos, a que se juntam 25 mil euros em angariação de fundos.
Quanto às receitas, o candidato conta receber 350 mil euros de subvenção estatal, e 125 mil euros de donativos, a que se juntam 25 mil euros em angariação de fundos.
Seguro gere os dias com donativos. Marques Mendes e Gouveia e Melo pediram empréstimos. Cotrim e Ventura estão a contar com os partidos. Nenhum podia estar a receber donativos, nem a abrir contas, mas já estão a fazê-lo. Não revelam de quem estão a receber dinheiro e onde o gastam. Especialista aponta ilegalidades.
Os dados da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos revelam quem doou o quê nos últimos cinco anos. Em média, os partidos com assento parlamentar receberam cerca de 1 milhão de euros em donativos por ano. Nas listas de doadores estão algumas das famílias mais ricas e donos ou gestores dos mais poderosos grupos económicos portugueses. E quase ninguém quer explicar porque dá dinheiro a um partido político.
Era do PSD e votava em Sócrates, mas foi no populismo que vingou. Ressentido com uma “traição” de Montenegro, Ventura demitiu-se de vereador em Loures e criou o Chega com amigos – que já saíram do partido. Uma história com falsificações, dívidas pagas pelo próprio e “facadas nas costas”.
DIAP do Porto tem um processo aberto, com o caso da vivenda Aleluia na mira. E a Entidade das Contas vai fazer uma análise externa especializada.
A SÁBADO recebeu o seguinte direito de resposta de João José Barragàn Pires, em relação ao artigo de opinião de João Paulo Batalha.
Quando ainda era advogado estagiário, João Possante começou a receber avenças no Tribunal onde o pai coordena a equipa do Ministério Público que fiscaliza as declarações de rendimentos e interesses dos políticos. Todos negam qualquer favorecimento.
Como é que os partidos vão gastar o dinheiro das subvenções? O PSD deu 10% da subvenção ao CDS (que teve de vender sedes) e o Livre quer apostar no "reforço de meios".
A lixeira de outdoors e cartazes de campanha gera um gasto obsceno em poluição visual e política. E convida a dinheiro sujo.
PS é o partido que prevê gastar mais. AD vem em segundo lugar: os restantes partidos vão ficar abaixo dos milhões de euros.
Dirigente do partido criou a associação de excursões Rotas Vermelhas. Mais de 40 mil euros em “viagens políticas” à Rússia e Cuba entre os gastos apresentados pelos comunistas.
Num momento em que assistimos a quedas na confiança dos cidadãos nas instituições e a uma vaga de retrocessos democráticos e atentados contra o estado de direito, o reforço da transparência, legitimidade democrática e proximidade das instituições aos cidadãos é bem-vinda e absolutamente necessária.
O ainda acionista da TAP desmente, mas a sua transferência de 5 mil euros está entregue na Entidade das Contas. Não está sozinho, há outros empresários a contribuir. O advogado Francisco da Cruz Martins facilitou almoços com amigos de caça endinheirados para angariar apoios financeiros ao Chega.
A campanha do movimento independente de Rui Moreira deverá ser a mais cara do país, com um orçamento de 316 mil euros, mais 16 mil euros do que conta gastar Carlos Moedas.
PS é o partido com mais gastos previstos em candidaturas (10,13 milhões de euros), a que se juntam mais despesas em coligações. PSD vai gastar 4,64 milhões de euros, mas concorre sozinho a metade das câmaras dos socialistas.
As restantes forças políticas com assento parlamentar prestaram contas "com irregularidades", acusa Entidade das Contas e Financiamentos Políticos.