Sábado – Pense por si

Gouveia e Melo com o seu mandatário, Rui Rio, e o empresário Mário Ferreira, que fez um donativo para a campanha e está a ajudar nos bastidores
Rita Rato Nunes

Candidatos presidenciais escondem contas da campanha

Seguro gere os dias com donativos. Marques Mendes e Gouveia e Melo pediram empréstimos. Cotrim e Ventura estão a contar com os partidos. Nenhum podia estar a receber donativos, nem a abrir contas, mas já estão a fazê-lo. Não revelam de quem estão a receber dinheiro e onde o gastam. Especialista aponta ilegalidades.

Alexandre R. Malhado

Quem são os financiadores dos partidos?

Os dados da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos revelam quem doou o quê nos últimos cinco anos. Em média, os partidos com assento parlamentar receberam cerca de 1 milhão de euros em donativos por ano. Nas listas de doadores estão algumas das famílias mais ricas e donos ou gestores dos mais poderosos grupos económicos portugueses. E quase ninguém quer explicar porque dá dinheiro a um partido político.

Alexandre R. Malhado

Como André Ventura criou o Chega

Era do PSD e votava em Sócrates, mas foi no populismo que vingou. Ressentido com uma “traição” de Montenegro, Ventura demitiu-se de vereador em Loures e criou o Chega com amigos – que já saíram do partido. Uma história com falsificações, dívidas pagas pelo próprio e “facadas nas costas”.

Maria Henrique Espada

Inquérito e auditoria às contas do PCP

DIAP do Porto tem um processo aberto, com o caso da vivenda Aleluia na mira. E a Entidade das Contas vai fazer uma análise externa especializada.

Marco Alves

Tribunal Constitucional contrata filho do procurador do MP

Quando ainda era advogado estagiário, João Possante começou a receber avenças no Tribunal onde o pai coordena a equipa do Ministério Público que fiscaliza as declarações de rendimentos e interesses dos políticos. Todos negam qualquer favorecimento.

A legitimidade democrática de nomeações opacas

Num momento em que assistimos a quedas na confiança dos cidadãos nas instituições e a uma vaga de retrocessos democráticos e atentados contra o estado de direito, o reforço da transparência, legitimidade democrática e proximidade das instituições aos cidadãos é bem-vinda e absolutamente necessária. 

Alexandre R. Malhado

Humberto Pedrosa e os outros caçadores milionários que financiaram o Chega

O ainda acionista da TAP desmente, mas a sua transferência de 5 mil euros está entregue na Entidade das Contas. Não está sozinho, há outros empresários a contribuir. O advogado Francisco da Cruz Martins facilitou almoços com amigos de caça endinheirados para angariar apoios financeiros ao Chega.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)