Líder do movimento Dignitas põe fim à sua vida por suicídio medicamente assistido
O suíço Ludwig Minelli passou três décadas a lutar pelo direito à morte medicamente assistida.
O suíço Ludwig Minelli passou três décadas a lutar pelo direito à morte medicamente assistida.
No mês de sensibilização para este tipo de tumor, Filipe Paixão conta na primeira pessoa como recebeu o diagnóstico e a importância de haver um rastreio. Fez recentemente 40 anos e não sabe por quanto tempo conseguirá desafiar as estatísticas. O cancro do pulmão é o que mais mata, justamente porque a maioria se descobre muito tarde.
Agressor tinha dito às autoridades que as lesões na vítima tinham sido provocadas por uma queda.
No parecer em que chumba a lei da eutanásia, o Tribunal Constitucional avalia o conceito de "sofrimento intolerável" em que o requente tem de estar. Considera que ao contrário das dúvidas de Marcelo Rebelo de Sousa, existem mecanismos para medir a dor, embora esta seja subjetiva. "Incongruente", aponta Miguel Ricou da Ordem dos Psicólogos.
"Continuamos a afirmar o princípio ético, ancestral e universal, "não matarás", porque acreditamos que a vida é um dom que recebemos de Deus, que tem um caráter sagrado e que uma finalidade última e por isso temos o dever de a cuidar até ao seu fim natural", assumem.
A defesa de Sócrates na Operação Marquês veio dizer que o MP "se refugia em ilusionismos". Realmente. Basta ver as histórias de envelopes, livros e outros esquemas. Se são crimes ou não veremos. Mas tudo cheira a... magia.
Ao contrário do que o PS, o Governo e o Presidente da República pretendem, e para que a democracia não esteja realmente suspensa, a lei da libertação dos presos não está isenta de polémica
Embora com soluções legais diferentes, em vários países onde é praticada a morte assistida, o sofrimento intolerável do doente e o seu grau de consciência para tomar essa decisão são condições essenciais para a prática. Saiba onde e como se processa essa decisão.
A consulta popular é apoiada pela maioria inquiridos, segundo o estudo do Laboratório de Psicologia do Instituto Universitário Egas Moniz. Só 13,3% opta pela votação parlamentar. O coordenador do inquérito salienta à SÁBADO as mudanças de atitudes face ao tema
Profissionais foram contratados para ajudar um doente terminal e a mulher, invisual.
O antigo presidente da Autoridade da Concorrência considera que nunca houve concorrência no mercado de electricidade em Portugal. E não vê preocupação pelas entidades responsáveis para que haja.
Ron pediu à equipa que lhe concedesse o último desejo, em Queensland, na Austrália.
A eutanásia foi descriminalizada em dois países europeus em 2002 mas há mais países do mundo onde é possível a morte assistida ou o suicídio assistido. Em Portugal, onde o debate chega esta terça-feira ao Parlamento.
Em Portugal, o debate chega ao parlamento esta terça-feira.
Homicídio assistido é crime em Portugal, mas há portugueses a recorrer à eutanásia na Suíça.
Um português emigrante na Bélgica foi diagnosticado com cancro em fase terminal. O desejo de voltar para Portugal foi cumprido pelos Bombeiros Voluntários Sul e Sueste.