Sábado – Pense por si

Maria dos Anjos com as filhas, Filipa (à esquerda) e Rita (à direita), antes da doença
Lucília Galha

Maria dos Anjos era cuidadora e passou a ser ela a precisar de cuidados. As filhas gémeas nunca largam a mãe

Recebeu o diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica dois dias antes de entregar a tese de doutoramento. Era enfermeira e dedicava-se a cuidar dos outros. Hoje, já não consegue falar, andar, comer ou respirar sozinha - são as filhas que cuidam dela a tempo inteiro. O diagnóstico mudou tudo, mas não lhes retirou a felicidade, garantem. Este domingo, 21 de junho, assinala-se o Dia Mundial desta terrível doença.

Silvino Louro morreu aos 67 anos
Ricardo Santos

Silvino Louro (1959 - 2026)

Jogador de futebol, internacional português, seis vezes campeão nacional, vencedor de três Taças de Portugal e de uma Supertaça, fez sucesso também como treinador de guarda-redes. Morreu aos 67 anos.

4
Ricarte Dácio a trabalhar em Londres, muitos anos antes da tragédia que provocaria
João Pedro George

Dácio, o Barão Vermelho, 3ª parte: o território da tragédia

E assim chegamos ao fatídico dia: 28 de julho de 1995. Depois da tragédia, D. Alice percebeu que, na véspera, o patrão estivera a escrever um conjunto de cartas, uma das quais destinada a ela própria. Outras, a vários poetas. Pedia desculpa pelo transtorno. O sangue das vítima sujara toda a casa. Os filhos ingleses só souberam anos depois e ainda procuram respostas.

Pedro Henrique Miranda

No Dia do Pai, porque não um grande vinho?

Um grande pai merece uma grande garrafa. A pensar nisso, selecionámos oito referências, entre brancos, tintos, rosés e Portos, que fazem jus à ocasião.

Sofia Parissi

Onde jantar no dia do pai? Eles sugerem

Dois chefs, José Avillez e Kiko, um ator, José Raposo, e um humorista, Nilton, revelam onde gostam mais de jantar com os filhos, sugerem as melhores mesas para dia 19 e lembram memórias em família.

HAJA DEUS, SE DEUS QUISER

"Haja Deus, se Deus quiser" é o último livro do ator e autor Virgílio Castelo. Adquira o livro por apenas 15,30€ e por ser assinante SÁBADO pode recebê-lo autografado pelo autor. Para si ou para oferecer no Dia do Pai não perca esta oportunidade: peça já o seu livro até dia 30 de março.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30