
CANDIDATURAS ABERTAS PARA AJUDAR MAIS INSTITUIÇÕES, TODOS OS DIAS
Doação de excedentes
Doação de excedentes
Em 2022, foram resgatadas mais de 2.501.314 refeições, 7.845 beneficiários foram ajudados e 1.250 toneladas de desperdício alimentar foram evitadas.
O sistema económico em que vivemos foi capaz de deturpar completamente o espírito natalício nas últimas décadas, empurrando as sociedades ocidentais para o consumo excessivo e irrefletido, quase como uma imposição social.
Preparámos-lhe um guia com magustos, de norte a sul, para aproveitar o São Martinho da melhor forma. Para quem procura programas alternativos às festas populares, também há opções.
Carlos Gonçalo das Neves propõe alternativas como a agricultura regenerativa, a hidroponia e o cultivo multitrófico.
À SÁBADO, as nutricionistas Conceição Calhau e Andreia Revez contam como se pode evitar o desperdício, que hoje representa um custo de €350 anuais a cada português.
Os dados estatísticos indicam que os 184 quilos de alimentos desperdiçados por ano 'per capita' fazem de Portugal o quarto país da União Europeia que mais desperdiça.
A investigadora da Universidade de Oxford estuda as alterações climáticas através de dados estatísticos e está otimista: é possível tornar o planeta sustentável nesta geração.
O "Dia da Sobrecarga" acontece um dia mais cedo do que no ano passado e assinala o momento em que a necessidade de recursos excede a capacidade do planeta para os regenerar.
No Dia Mundial da Segurança Alimentar, saiba algumas dicas para preservar a qualidade dos seus alimentos e utensílios.
Garantir o máximo nível de qualidade e inocuidade de todos os seus produtos e processos é inerente ao Modelo da empresa
O desperdício alimentar é uma realidade que deve indignar e inquietar qualquer um. Às vezes, sentimo-nos pequenos e impotentes perante problemas à escala global. Mas, neste caso, o desafio está perto de nós e temos nas nossas mãos a possibilidade de ser a solução. Começando, desde logo, pela resolução do problema dentro de casa.
No balanço anual sobre Portugal a Phenix registou 12 mil toneladas de alimentos salvos em 2023, um crescimento face a 2022, quando tinha registado nove mil toneladas.
Não havendo a separação dos biorresíduos em relação ao restante lixo indiferenciado, como acontece na maior parte das casas portuguesas, este acaba por ser incinerado, transformando-se em cinzas e gás sem qualquer valor.
Os maiores desaparecem e o ecossistema marinho ajusta-se às mudanças, conclui um estudo global publicado na revista Science. Portugal está representado na análise: uma cientista explica à SÁBADO a urgência da proteção das espécies e o impacto à mesa.