
EUA deportaram quase 300 portugueses durante primeiro mandato de Trump
Pico das deportações ocorreu em 2019, quando 97 cidadãos portugueses foram expulsos dos Estados Unidos.
Pico das deportações ocorreu em 2019, quando 97 cidadãos portugueses foram expulsos dos Estados Unidos.
Desde junho que Donald Trump tem aumentado a presença militar em cidades lideradas pela oposição para combater a criminalidade e fazer deportações em massa, apesar de dados revelarem uma diminuição de crimes violentos na maioria das cidades ‘azuis’.
A ICE, agência para a imigração dos EUA responsável por executar as deportações em massa, vai contratar mais 10 mil agentes. Todd Lyons, diretor interino da agência, mostrou como são feitos os treinos.
A artista Judith de Leeuw pintou um mural gigante na cidade de Roubaix, no norte de França, como crítica às políticas de imigração e deportações do presidente norte-americano, Donald Trump.
Depois de Trump ter anunciado deportar 20 milhões de imigrantes, chegam agora relatos de duas deportações de crianças com cidadania norte-americana e de uma mãe que foi separada da sua bebé.
Paulo Rangel acrescentou ainda que ao longo dos anos têm ocorrido outras deportações de cidadãos portugueses dos Estados Unidos e de vários outros países, embora “nunca em grande número”.
O objetivo da administração de deportar mais de 10 milhões de migrantes está longe de ser cumprida, daí a Casa Branca ter recorrido a duas leis que permitem deportações políticas.
"A Venezuela tem a obrigação de acolher os seus cidadãos [deportados] dos EUA. Isto não é assunto para debate ou negociação", disse Rubio.
Secretário de Estado das Comunidades assegura à SÁBADO que há um plano de contingência para o caso de haver deportações maciças, mas acredita que não vai haver uma grande flutuação no número de deportados - no ano passado foram 69. Não há dados oficiais do número de nacionais ilegais.
Dados indicam que durante os mandatos dos dois democratas foram executadas mais deportações e expulsões de imigrantes ilegais dos EUA do que no primeiro mandato do republicano, apesar das promessas deste último.
"Não temos previsão de que tenha um impacto assinalável, mas cá estamos, estamos sempre prevenidos", disse Paulo Rangel. Portugal tem cerca de 3.600 portugueses que podem ser afetados pela política de imigração de Trump.
Várias vozes, sobretudo da direita e da extrema-direita, têm pedido o regresso das deportações, na sequência de um esfaqueamento perpetrado por um afegão de 25 anos, em Mannheim, que matou um polícia de 29 anos e deixou cinco feridos.
A responsável pelos direitos humanos no Parlamento ucraniano criticou a postura do Comité Internacional da Cruz Vermelha no apuramento do destino de refugiados ucranianos na Rússia.
O presidente dos EUA disse que a operação pretende tornar a situação migratória mais justa para os que aguardam há vários anos para serem cidadãos norte-americanos através de um processo legal.
Duas mil pessoas já estão sinalizadas mas qualquer imigrante sem documentos poderá ser deportado nestes raids.
Biagio Conte, de 56 anos, está em greve de fome como forma de protesto para com as políticas anti-migracionais impostas por Mateo Salvini em Itália.