
Morreu Hermeto Pascoal, "o bruxo dos sons"
O músico brasileiro tinha 89 anos. Era um dos mais admirados e consagrados músicos brasileiros e foi pioneiro no uso dos sons da natureza na sua música.
O músico brasileiro tinha 89 anos. Era um dos mais admirados e consagrados músicos brasileiros e foi pioneiro no uso dos sons da natureza na sua música.
Setembro é o mês em que os teatros reabrem e, de Norte a Sul, há apostas fortes para convencer o público que regressa de férias. Eis algumas delas.
A estreia de uma ópera do cantor Dino D'Santiago, "O Julgamento de Pelicot", de Milo Rau e "Pemba", de Kiluanji Kia Henda, destacam-se na programação da Bienal de Artes Contemporâneas 2025, que decorre em Lisboa e Madrid.
A abertura do festival multidisciplinar vai ficar a cargo da cantora, atriz, dançarina e coreógrafa britânico-ruandesa Dorothée Munyaneza.
Já foi desvendada a programação da temporada que vai da reabertura da sala após o verão, em setembro, até janeiro de 2026. Hermeto Pascoal e Marlene Monteiro Freitas também por lá passam.
"Nôt", da coreógrafa Marlene Monteiro Freitas e "La distance", nova peça do diretor artístico do festival, Tiago Rodrigues, são duas das muitas propostas de Avignon este ano.
Tiago Rodrigues tinha adiantado que a peça regressaria aos palcos nacionais "no início de 2026" e confirmou-se: de 12 a 17 de janeiro, poderá ser vista na Culturgest, em Lisboa.
Teatro, dança, música e circo compõem o 42º Festival de Almada, que leva a Lisboa e Almada alguns dos mais destacados espetáculos do mundo - e uma seleção do melhor que se tem feito em Portugal.
Por que não há mais mulheres a estudar engenharia e como podemos mudar isso?
A questão, colocada por Raquel André e Tonan Quito, desagua em "Começar Tudo Outra Vez", um exercício de identidade para ver na Culturgest, Lisboa, de 25 a 28 de junho.
De 1 a 11 de maio, o IndieLisboa aposta em mais de 100 filmes. Há clássicos de Almodóvar e dos irmãos Cohen, animação, comédias sobre Salazar, Pamela Anderson e C. Tangana.
A nova criação de Gaya de Medeiros na Culturgest, a chegada ao Porto de uma “comédia precursora do teatro do absurdo” e John Steinbeck no Teatro da Comuna são as sugestões.
"La Distance" ("A Distância") passa-se em 2077 e "os habitantes da Terra vivem em condições precárias devido ao aquecimento global", refere a sinopse. A programação de Avignon 2025 foi desvendada.
A organização do festival, que acontece de 1 a 11 de maio em várias salas de Lisboa, anunciou esta terça-feira mais detalhes da programação.
São cada vez mais as peças a ficar sem bilhetes semanas ou meses antes da estreia. Antecipe-se à surpresa desagradável
Passando pelo rock, jazz, reggae e fado, Portugal é tomado de assalto esta semana por grandes espetáculos nacionais e internacionais. O difícil é escolher um só.