Sábado – Pense por si

A doença como um erro no sistema

Se deixar de fumar, mesmo que tenha fumado durante décadas, ao fim de 15 anos o seu corpo terá conseguido limpar todos os vestígios do tabaco e o risco de contrair cancro do pulmão é igual ao de alguém que nunca fumou.

Lucília Galha

Jovens com doenças de velhos

É raro aparecerem tão cedo, mas não é impossível. Há artrites em bebés e doenças autoimunes, como o lúpus, que se manifestam logo na adolescência.

Microbiota, saúde e envelhecimento

O nosso estilo de vida, o uso indevido de antibióticos e os nossos comportamentos alimentares podem arruinar a nossa microbiota. Assim, fazendo alterações alimentares e ao estilo de vida, conseguirá mudar as bactérias do seu intestino em torno de 36 horas.

Susana Lúcio

E se pudesse ter um sensor que detetasse os seus erros alimentares?

Comer arroz com frango provoca um pico de glicose mais elevado do que se juntar legumes e vai sentir fome mais depressa. Esta foi uma das lições aprendidas pela SÁBADO durante os 14 dias em que usou um sensor de glicose, aparelho que em Portugal só é comparticipado para doentes diabéticos

Lucília Galha

Como eles deram a volta a uma doença grave

Quando menos esperavam, descobriram que tinham uma doença para a vida - que podia significar a morte. Nunca mais se esqueceram desse preciso momento. Mas recusaram que o dignóstico os definisse como pessoas ou resumisse a sua vida

8
Lucília Galha

Quando tudo corre mal com as medicinas alternativas

Não há provas de que as terapêuticas não convencionais tenham benefícios significativos ou que sirvam para tratar doenças. Pelo contrário: está confirmado que têm riscos e podem mesmo fazer mal à saúde.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)