
Sudão: a catástrofe (quase) ignorada
A guerra civil, a fome e as doenças continuam a agravar-se no país onde grassa a maior crise humanitária do mundo. Não há paz à vista - e mais de 30 milhões a dependerem de ajuda externa para viver.
A guerra civil, a fome e as doenças continuam a agravar-se no país onde grassa a maior crise humanitária do mundo. Não há paz à vista - e mais de 30 milhões a dependerem de ajuda externa para viver.
A ideia da “paz pela força” é entendida por Trump como a força de um telefonema a “mandar”, seguido de uma ameaça de guerra económica, com a bela palavra de “tarifas”, coisa que só Trump podia dizer, e depois ou a cobardia ou o caos.
Para os subscritores, a alteração é discriminatória e "agravará desigualdades, sobrecarregará os serviços de urgência e comprometerá a saúde pública, ao dificultar o acesso a cuidados de saúde em segurança e à prevenção e tratamento de doenças transmissíveis".
Segundo a OMS, no período de 24 de junho a 21 de julho registaram-se mais de 2.800 mortes, o que significa um aumento de 26%, respetivamente, face ao período precedente, de 27 de maio a 23 de junho.
De acordo com a OMS, a monitorização dos esgotos sugere que a circulação do SARS-CoV-2 é duas a 20 vezes superior aos números documentados.
Direção-Geral de Saúde recomenda o reforço das medidas de prevenção, como o uso de máscara no caso de sintomas de infeção respiratória.
Um facto curioso, se fizer uma determinada expressão facial, também vai começar a sentir a emoção correspondente. As emoções são comunicadas por expressões faciais, mas estas também influenciam emoções.
Há pais vacinados que não querem vacinar os seus filhos, esquecendo que todas as crianças têm o direito a serem protegidas de doenças evitáveis por vacina.
Nas últimas semanas, o país contabilizou três casos de sarampo, dois dos quais importados.
Foram registados mais de 30 mil casos de sarampo na Europa em 2023. Em 2022 tinham sido menos de mil. OMS avisa para os perigos da não vacinação.
Os dados foram hoje divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que atualiza periodicamente a informação epidemiológica sobre a covid-19.
Tribunal de Contas conclui que os preços fixados pelo Ministério da Saúde para os testes comparticipados pelo SNS, "nem sempre tiveram subjacente a fundamentação técnica apresentada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA, IP)".
Os casos de sarampo têm aumentado em todo o mundo. O presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, Gustavo Tato Borges, considera que a partilha de teorias da conspiração nas redes sociais é a responsável.
A vacinação contra a covid-19 vai decorrer nos centros de saúde em simultâneo com a da gripe à semelhança do que aconteceu em 2022.
Esta linhagem, resultante da sublinhagem recombinante XBB.1.9.2 da variante Ómicron, apresenta "características que escapam aos anticorpos".
As autoridades de saúde alertam para o risco de doenças antigas voltarem à Europa décadas depois de serem erradicadas. E os mosquitos que transmitem doenças tropicais também já foram detetados em Portugal.