Sábado – Pense por si

Alexandre Monteiro
Alexandre Monteiro Profiler
21 de abril de 2024 às 10:00

Micro Expressões Faciais – Identificar e compreender

Um facto curioso, se fizer uma determinada expressão facial, também vai começar a sentir a emoção correspondente. As emoções são comunicadas por expressões faciais, mas estas também influenciam emoções.

Temos 47 músculos na cara que nos dão a possibilidade de fazer aproximadamente 10.000 expressões faciais.  Paul Ekman, um psicólogo americano e professor universitário, foi o pioneiro no estudo das emoções e da sua relação com as expressões faciais. Ekman aponta para a existência de sete emoções universais determinadas por sete expressões faciais universais, que  são as mais usadas e fáceis de interpretar, no entanto o desafio é que elas podem ocorrer em até 1/15 a 1/25 de segundo, tornando muito complexo distinguir mais de  10.000 expressões. Através das expressões faciais só se  consegue ler 30% das intenções da pessoa. A expressão facial tem um objetivo claro: comunicar sem palavras aquilo que estamos a sentir e alertar a tribo. Exibir uma micro expressão de medo avisa a tribo de perigo iminente, enquanto uma micro expressão de nojo expressa um sentimento de reprovação e uma micro expressão de raiva indica intenção de ataque. Das sete micro expressões universais, cinco são negativas, uma positiva e uma neutra. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres