
José Gil: "Estamos a viver uma última fase frenética do prazer. Come-se cultura"
Com 86 anos, diz que escrever e pensar o mundo não é uma profissão, mas uma forma de viver. E que as alterações climáticas vão originar uma revolução no pensamento
Com 86 anos, diz que escrever e pensar o mundo não é uma profissão, mas uma forma de viver. E que as alterações climáticas vão originar uma revolução no pensamento
"Irreversible" é "um grito visual que denuncia a devastação ecológica, os excessos e conflitos", diz o artista. "Nesta exposição coloco o dedo na ferida."
Os profissionais do cashback, a devolução de uma pequena percentagem das compras feitas com um cartão de crédito ou através de um site de cashback, chegam a acumular 12 cartões para poupar cerca de 300 euros mensais – até os impostos pagam nesta modalidade. Mesmo estratégias simples podem render descontos garantidos. A tendência parece estar a crescer.
Durante 50 horas, Serralves estará em festa, com concertos - com destaque para o dos britânicos Spiritualized - e espetáculos de dança como "20 Dancers for the XX Century", de Boris Charmatz.
O que é que a recente tendência de chocolate inflacionado pode dizer-nos sobre o tempo em que vivemos? Francisco Louçã e Kiko is Hot tentaram explicar
O Natal, mesmo para quem o vive de forma cultural e já não religiosa, deveria estar ligado aos valores da solidariedade, do altruísmo e da introspeção. A importância da família subsiste, ainda que há custa da sanidade mental de muitos. De resto, o consumismo parece ser o valor que mais nos move.
Consumismo tende a intensificar-se na época do Natal, em parte devido às "pressões sociais" e às "campanhas publicitárias". À SÁBADO, especialistas explicam como esta tendência pode ser um alerta para a existência de um transtorno e apresentam estratégias para reduzir as compras por impulso.
A Colis Colis é uma espécie de roleta russa com pacotes de encomendas que nunca foram reclamados. E, ao contrário do que se possa pensar, são tantos que o negócio nunca tem ruptura e funciona em modo franquia.
O lítio é um metal essencial naquela que é comummente chamada de "transição energética", no entanto já há muito que tem sido alvo de sobrexploração, à semelhança de quase todos os outros recursos naturais presentes no planeta.
Dezembro ainda mal começou e já não pode ouvir Mariah Carey? Não se preocupe, boas canções de Natal não faltam. Estes são 10 temas (mais uns quantos nomeados à socapa) para juntar à playlist.
Para além da perversão de todas estas técnicas, que apenas visam o consumo desenfreado, a acumulação de produtos por parte dos consumidores e o aumento dos lucros das empresas, os impactos ambientais destas datas são particularmente alarmantes.
O dinheiro é provavelmente a maior causa de discussões entre casais. Quem é que gasta mais? Quem é mais Tio Patinhas? Quem é money nerd? Quem é que nem quer olhar para as contas porque são infindáveis?
Rejeitar tentações para gastar dinheiro, ter objetivos de poupança – e partilhar isso com todos nas redes sociais. O "loud budgeting" está na moda entre a geração Z nas redes sociais lá fora, em particular o Tik Tok. Não é sobre ser frugal, mas sobre ter controlo.
Francisco também pediu para que neste Natal não sejam esquecidos os "irmãos que sofrem com a guerra" e convidou todos a "pensar na Palestina, em Israel e na Ucrânia.
Se os pratos da mesa de Natal têm uma tradição de séculos justificada pela religião católica, já os do Ano Novo têm no máximo um século. Esta festa é assim caracterizada pelo gastrónomo como uma "festa exibicionista, sem carga religiosa".
Os salários são muito mais altos do que em Portugal e não há IRS – o que se ganha é o que cai na conta. A criminalidade é tão baixa que há quem deixe o carro aberto. Estão rodeados de luxo e são aliciados pelos bancos para comprarem um Porsche ou um Ferrari. Há 351 portugueses donos de imóveis no Dubai e há quem gaste 10 milhões de euros numa casa.