Montenegro garante estar empenhado em nomear rapidamente novo diretor da PJ
Primeiro-ministro sublinha que, apesar disso, que a PJ "está a funcionar com total regularidade" desde que Luís Neves foi nomeado ministro da Administração Interna.
Primeiro-ministro sublinha que, apesar disso, que a PJ "está a funcionar com total regularidade" desde que Luís Neves foi nomeado ministro da Administração Interna.
O primeiro-ministro defendeu que tudo o que a UE e a NATO puderem fazer para desescalar a situação no Irão "deve ser feito".
Presidente do Conselho Europeu manifestou-se ainda convicto de que Seguro irá preservar a relação tradicional de Portugal com a UE.
A responsável indicou que, para além do investimento, a UE "também pretende aprofundar a cooperação com os Estados Unidos e todos os parceiros sobre o importante tema da segurança do Ártico".
A reação da presidente da Comissão Europeia vem depois de Volodymyr Zelensky ter acusado a Europa de estar fragmentada e perdida quando se trata de lidar com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O presidente do Conselho Europeu referiu, contudo, que a União Europeia (UE) está pronta "para trabalhar em conjunto com os Estados Unidos na implementação" do plano de paz para a Faixa de Gaza
"É importante que fique muito assente que qualquer visão alternativa às Nações Unidas não terá o nosso acolhimento", garantiu.
Emmanuel Macron, anunciou na quinta-feira que França votará contra o acordo entre os 27 Estados-membros da UE e o bloco sul-americano.
O presidente eleito do Conselho Europeu apelou a uma maior celeridade entre a UE e os países candidatos no processo de adesão: "Sem prazos artificiais, mas também sem obstáculos indevidos".
O socialista foi eleito, na quinta-feira, presidente do Conselho Europeu pelos chefes de Estado e de Governo da UE para um mandato de dois anos e meio a partir de 1 dezembro de 2024.
Lucília Gago disse aos jornalistas que o processo autónomo no Supremo Tribunal de Justiça que visa o primeiro-ministro cessante pode vir a passar para o Departamento Central de Investigação e Ação Penal. António Costa recusou comentar.
"O financiamento até janeiro está assegurado. Agora vamos trabalhar no instrumento que estava proposto criar para assegurar previsibilidade e estabilidade", disse António Costa, no final de uma reunião de dois dias do Conselho Europeu, em Bruxelas.
Na noite de quinta-feira, o primeiro-ministro húngaro confirmou ter vetado a revisão do orçamento da UE a longo prazo, incluindo apoio financeiro à Ucrânia, o que impediu um acordo no Conselho Europeu, e pediu uma "preparação adequada" das negociações.
Chefe de Governo considerou que "o que está a acontecer na trajetória da inflação não tem designadamente a ver com a política salarial", numa resposta à presidente do Banco Central Europeu que tinha alertado para os riscos de aumentos salários.
A iniciativa tem como propósito descobrir o "paradeiro destas crianças", que de acordo com a presidente da Comissão são milhares: "Sabemos hoje de 16.200 crianças deportadas [para a Rússia], apenas 300 regressaram [à Ucrânia]."
António Costa reconheceu que "desde 2008 até agora todo o quadro regulatório do sistema bancário europeu mudou radicalmente" e hoje o risco de contágio entre instituições bancárias é menor em caso de falência.