DêTê
Ser Diretor de Turma em plenitude de funções é uma missão tão inalcançável quanto imprescindível. Na atarefada vida de escola, fica sempre algo por fazer, um projeto por realizar, uma palavra por dizer.
Ser Diretor de Turma em plenitude de funções é uma missão tão inalcançável quanto imprescindível. Na atarefada vida de escola, fica sempre algo por fazer, um projeto por realizar, uma palavra por dizer.
Outra novidade a integrar nas matrizes curriculares dos projetos de inovação pedagógica de cada escola, na oferta científico-humanística, é o designado "Projeto Pessoal".
Era uma medida Simplex, em que já foram aplicados quase €2,5 milhões, mas dificultou o processo de avaliação antes do Natal. Uma professora esteve 10 horas a tentar imprimir notas.
A greve destina-se a todos os professores com horários completos, a quem foram, entretanto, atribuídas horas extraordinárias para compensar a falta de professores.
Medidas da DGS para o isolamento profilático quando há casos de covid-19 nas escolas estão desajustadas, considera Filinto Lima e levam a que milhares de alunos estejam em casa, uma situação que pode continuar na época de exames que se aproxima.
Secretário de Estado diz à SÁBADO que não pretende o chumbo dos alunos, mas que estes têm de cumprir o plano de recuperação.
Apelo surge numa altura em que nas escolas decorrem as primeiras reuniões nos novos moldes impostos pela tutela.
Responsável do Conselho das Escolas admite que haja escolas em que nos critérios usados tenham mais flexibilidade do que outras.
Professores recomeçam a luta pela contagem integral do tempo de serviço congelado, com uma greve ao trabalho extraordinário que ameaçam manter até final do ano lectivo.
Tribunal indica que "o direito à greve só deve ser sacrificado ao mínimo indispensável". Fenprof considera que decisão representa uma "tremenda derrota" para o Governo.
O Tribunal da Relação divulgou hoje a decisão de que os serviços mínimos decretados à greve dos professores às avaliações, em Julho, são ilegais, o que na opinião dos sindicatos representa uma "tremenda derrota em tribunal" para o Governo.
Falámos com a professora Ana Cláudia Cohen, autora do Guia da Flexibilidade Curricular.
"Senhor Ministro, os inspectores da educação não aceitam ser instrumentalizados e usados como polícias do Ministério da Educação", lê-se em carta aberta.
As instruções a que se referia a tutela foram contestadas pelas escolas e sindicatos.
Os professores realizaram greves às avaliações e a 20 deste mês existiam milhares de alunos ainda sem notas.
O sindicato já identificou cerca de dez casos em que notas do segundo período foram usadas na pauta de avaliação final dos alunos.