
Polónia garante a Trump que ataque russo com drones “não foi um erro”
Esta sexta-feira o Conselho de Segurança da ONU vai reunir, a pedido da Polónia, para discutir o incidente.
Esta sexta-feira o Conselho de Segurança da ONU vai reunir, a pedido da Polónia, para discutir o incidente.
Declarações surgiram momentos antes de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU.
O Conselho de Segurança da ONU reúne-se este domingo de urgência após os ataques dos EUA ao Irão. A informação é avançada pela agência France-Press, que cita o Presidente iraniano.
Reunião realiza-se pelas 10h00 locais (15h de Lisboa).
Paulo Rangel refere que os fatores de vantagem e diferenciação da candidatura portuguesa é a "vocação mais atlântica, a vocação mais marítima, a vocação mais universalista", além de "uma presença importante nas Américas e em África, e de uma tradição grande na Ásia", que são "ativos muito relevantes".
Os três ministros dos Negócios Estrangeiros apelaram à comunidade internacional e ao Conselho de Segurança da ONU para assumirem responsabilidades no sentido de porem termo à guerra.
Após proposta de paz do presidente Biden ao Conselho de Segurança da ONU ser aprovada, Hamas mostra-se recetivo e diz estar pronto para negociar detalhes. Israel ainda não se pronunciou.
Dois dias depois de os EUA terem anulado o reconhecimento da Palestina no Conselho de Segurança da ONU, o presidente da AP defendeu que o veto norte-americano é "uma agressão flagrante contra os direitos, a história e a pátria" do povo palestiniano.
Nova Iorque registou esta sexta-feira um sismo de 4.8 na escala de Richter.
EUA abstiveram-se sobre a resolução. Ramadão termina em 9 de abril, tendo começado a 10 de março.
A eleição em causa para o Conselho de Segurança - um dos órgão mais importantes das Nações Unidas, cujo mandato é zelar pela manutenção da paz e da segurança internacional - acontece em 2026, para o biénio 2027/2028.
A votação inicialmente prevista para segunda-feira foi adiada várias vezes, nomeadamente na quarta-feira, a pedido dos EUA.
Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, o Conselho de Segurança tem estado sob críticas pela sua inconsequência, tendo apenas conseguido adotar um texto apelando para "pausas humanitárias" em meados de novembro.
Durante a madrugada, as tropas israelitas atacaram o campo de refugiados de Jabalia. Terão morrido 90 palestinianos, de acordo com o Hamas.
Presidente da República discursou durante a reunião do Conselho de Segurança da ONU em que é discutida a guerra na Ucrânia.
Só um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU marca presença na reunião anual de 2023 em Nova Iorque. Zelensky pode encontrar-se com Lavrov.