Caso dos beijinhos: Comissão da Transparência insta deputado Filipe Melo a ponderar continuação na mesa da AR
Em causa está uma queixa da deputada do PS Isabel Moreira, que acusou Filipe Melo de lhe ter feito "gestos considerados desrespeitosos".
Em causa está uma queixa da deputada do PS Isabel Moreira, que acusou Filipe Melo de lhe ter feito "gestos considerados desrespeitosos".
Na semana passada, Pedro Frazão requereu à Comissão da Transparência a instauração de um inquérito contra Hugo Soares por factos que terão ocorrido na sessão plenária de 17 de setembro. Queixou-se que o líder parlamentar social-democrata lhe teria prometido "porradas".
O deputado eleito pelo Chega Miguel Arruda, constituído arguido por suspeita de furto de malas no aeroporto de Lisboa, enviou um pedido inútil à Comissão da Transparência a solicitar o levantamento da sua imunidade parlamentar.
O chefe da Web Summit em Portugal só convidou deputados do PS e PSD para o evento, revelam emails. Comissão da Transparência elaborou parecer a proibir a aceitação.
O pedido já deu entrada na Comissão da Transparência e será transmitido na próxima reunião.
Alexandra Leitão, deputada também do PS, diz que reposição não está prevista na lei. Jamila Madeira acumulou o mandato com funções na REN.
Uma alegada agressão entre deputados do Chega pode ser alvo de inquérito pela Comissão da Transparência, mas o Estatuto dos Deputados não prevê sanções a aplicar nestes casos. Bruno Nunes, apontado como agressor de Mithá Ribeiro, já tem um histórico de conflitos no partido e no Parlamento.
Ministério Público solicitou em janeiro à Assembleia da República o levantamento da imunidade parlamentar para que possa ser constituído e interrogado como arguido no caso do acidente mortal na A6 que vitimou um trabalhador.
Faltaram. Comissão da Transparência diz à SÁBADO não ter registo de terem requerido a suspensão dos mandatos quando foram candidatos.
À Comissão da Transparência, primeiro disse que não tinha estado no local, depois admitiu ter sido convidado como deputado. Assume "altercação", mas diz não ter "ofendido ninguém".
A sugestão minimalista do PS não bane que haja nomeações cruzadas (para outros gabinetes) de familiares de responsáveis políticos. A proposta será mostrada no âmbito da comissão da transparência.
Susana Coroado, da associação Transparência e Integridade, considera que as empresas de lobbying não terem de dizer quem são os seus clientes não é saudável para o exercício de transparência.
Decisão levou o deputado Paulo Trigo Pereira a declarar que, com esta decisão, a lei "é um desastre total", dado que abaixo de 150 euros "nada é registado".
A comissão de reforço da transparência recuou esta quarta-feira nas regras sobre o registo de ofertas por titulares de cargos políticos ou públicos, passando a ser obrigatório quando o valor for superior a 150 euros.
Registo de ofertas por titulares de cargos políticos ou públicos passa a ser obrigatório quando o valor for superior a 150 euros.
Deputados criaram comissão para combater o lobbying, as incompatibilidades dos políticos e dirigentes administrativos e o enriquecimento injustificado. Foram iniciados 19 projectos de lei mas nenhum foi aprovado até agora.