Sábado – Pense por si

Ana Taborda

101 faltas durante um ano justificam despedimento?

A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) entendeu que não e venceu por maioria – com os votos contra das associações patronais. Entre os muitos pareceres que geraram desacordo há o caso de uma enfermeira acusada de falsificar atestados médicos, e a manipulação de uma fatura da EDP para forjar um comprovativo de morada.

ana mendes godinho
SÁBADO

Autoridades dizem que pais podem recusar teletrabalho

Trabalhadores de um call center recusaram passar do apoio aos pais para teletrabalho, alegando que é impossível trabalhar com as crianças em casa. CITE e a ACT vieram dar-lhes razão. Governo contraria entidades que tutela e não garante apoio a estas famílias.

4
Mariana Branco

“Fui despedida por ter sido mãe”

Uma mulher, a trabalhar há quatro anos numa empresa, foi despedida depois de informar os recursos humanos que estava grávida. Denuncia a ACT e a CITE por não a terem protegido e acusa a empresa de assédio moral.

Amadores de Salvaterra vencem concurso de pegas

Teve lugar no domingo, com a praça do Montijo a albergar uma boa assistência, a final do Concurso de Pegas. Numa versão inédita, uma vez que os toiros são apenas lanceados de capote por matadores e novilheiros para que o forcado da cara os cite para pegar. Depois de duas meias finais realizadas nos dias 2 e 3 de novembro, foram apurados para a final os Grupos Amadores de Arruda dos Vinhos, Arronches, Tertúlia do Montijo, Salvaterra de Magos, Ribatejo e Alandroal.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h