Sábado – Pense por si

Ana Taborda

Salgueiro Maia: a vida privada

Apareceu pela primeira vez nos jornais ainda não tinha 4 anos, depois de assistir ao atropelamento mortal da mãe. Descendente de ferroviários, cresceu de terra em terra, mas foi em Santarém, ao volante de um Citroën 2CV, que pediu a mulher em casamento. Juntos adotaram dois bebés, viajaram pela Europa a acampar e viram o cancro matar o herói de Abril. No Luxemburgo, a filha Catarina tornou-se delegada sindical. Os netos cresceram a ouvir as histórias do avô revolucionário.

Bons costumes

Simenon e a fome

Simenon chega a Batumi vê órfãos famintos e ao abandono, rações de miséria, gente que espia num canto e mercadeja noutro, para num bar reservado a estrangeiros com divisas fortes deparar com um cônsul turco que desespera por sair dali num barco qualquer.

Markus Almeida

O grande e novo Opel Grandland elétrico

Foi um dos primeiros SUV de segmento médio a receber um sistema híbrido plug-in. Agora, com a versão 100% elétrica, a Opel pretende conquistar as famílias com um estilo mais moderno.

Marco Alves

O homem mais rico (e reservado) do Governo

Secretário de Estado Rui Armindo Freitas tem património de €8,1 milhões. Empresário discreto e há muito militante do PSD, seguiu as pisadas do pai na indústria têxtil do Vale do Ave. É o primeiro governante com uma quota numa televisão (2% da TVI) No ranking dos patrimónios robustos no Governo seguem-se mais três que vieram do privado: duas ministras e outro secretário de Estado.

Daniel Lemos com Vanda Marques

Uma vida a colecionar clássicos

Já entraram em séries de televisão, sobreviveram a naufrágios e um deles pertenceu à Casa Real inglesa. José Mira começou a comprar carros aos 18 anos e até tem microcarros. O sonho era criar um museu.

Raquel Lito

Num calhambeque de €500 a atravessar África

Dois youtubers conduzem um carro de 29 anos para a travessia de outro continente. Partiram de Águeda a 15 de abril e querem chegar a Joanesburgo. Se tudo correr bem, a missão "Até onde der" terminará em julho.

The Smiths
Gonçalo Correia

Há 40 anos, os The Smiths tornavam a solidão "cool"

Fazer da introspeção, da melancolia e do desenquadramento motores de canções para cantar e dançar, com poesia rock: eis o feito de "The Smiths", o primeiro disco de uma banda mítica, lançado em 1984.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana