2025 deverá ser o segundo ou terceiro ano mais quente de que há registo
A temperatura média global junto à superfície entre janeiro e agosto ligeiramente mais baixa que a registada em 2024.
A temperatura média global junto à superfície entre janeiro e agosto ligeiramente mais baixa que a registada em 2024.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, convocou uma cimeira do clima à margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas, para discutir planos específicos para a redução de emissão de gases poluentes
O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou, esta quarta-feira, durante uma cimeira do clima realizada à margem da Assembleia Geral da ONU, que o país tem como meta cortar as emissões entre 7% e 10% até 2035.
Na primeira saudação dominical aos peregrinos, Leão XIV gritou "nunca mais a guerra", falando "aos grandes do mundo" e referindo o "cenário dramático atual de uma III Guerra Mundial em pedaços".
O Papa retomou a preocupação do seu antecessor com o ambiente, expressa na mensagem de vídeo que enviou a uma reunião de reitores de universidades das Américas e da Península Ibérica, no Rio de Janeiro, na qual os convidou a "trabalhar pela justiça ecológica, social e ambiental".
O climatologista avisa que os fenómenos extremos, como em Valência, vão ser mais frequentes. Apesar de não estar perto o fim do mundo, Portugal irá sofrer especialmente com as alterações climáticas.
Cimeira do Clima em Baku chega aos últimos dias com países em desenvolvimento a pedir um esforço maior aos desenvolvidos. “Infelizmente, a COP29 tem todas as condições para falhar”, diz delegada portuguesa.
Segundo a investigação, sete estados ou províncias emitem mais de mil milhões de toneladas de gases com efeito de estufa, todos eles na República Popular da China, exceto o Texas, que ocupa o sexto lugar da lista.
Até porque, quando falamos em colonialismo, atentados a direitos humanos ou crimes ambientais, poucos são os países que não têm culpa no cartório.
Global Forest Review revela ainda que caiu a perda de cobertura arbórea em Portugal, e que o único "sumidouro de carbono" do mundo está em perigo.
O primeiro rascunho foi denunciado como fraco por vários países. Presidência disse que já estava à espera.
As emissões de dióxido de carbono (CO2) provenientes dos combustíveis fósseis, principal fonte do efeito estufa global que provoca a crise climática, deverão ter atingindo 36,8 mil milhões de toneladas no final de 2023.
O primeiro-ministro chegou hoje ao Dubai, Emirados Árabes Unidos, acompanhado dos ministros dos Negócios Estrangeiros e Ambiente e Ação Climática, e da secretária de Estado da Energia e Clima.
Arranca no Dubai, no dia 30, a COP28. Será um desfile de ambientalistas, líderes mundiais, indígenas e milionários. Para uns é "um evento de fachada", para outros uma oportunidade única de negociação.
António Costa saudou a posição do Presidente eleito do Brasil em defesa da floresta da Amazónia.
Primeiro-ministro assinala que Portugal conseguiu em dois anos encerrar as suas centrais a carvão, está a acelerar toda a sua transição energética e possui "uma política sustentada de investimento no transporte público urbano e na ferrovia à escala nacional".