Sábado – Pense por si

25 de Abril, 50 anos, 25 ícones

A história do 25 de Abril de 1974 também se pode contar através de ícones: da incontornável G3 ao megafone, passando pelo "V" da Vitória. Há escolhas óbvias. Outras nem tanto.

Andreia Antunes

Roteiro para celebrar os 50 anos de 25 de Abril

Há várias iniciativas espalhadas pelo País, como cerimónias militares, sessões oficiais, espetáculos de teatro e música, concertos e recriações históricas. Para participar entre os dias 24 e 27. Veja os locais e as horas de cada um deles.

Marco Alves

Salgueiro Maia. A revolução contada pelo seu herói

Em março de 1991, um ano antes de morrer de cancro, o capitão que liderou no terreno o derrube do Estado Novo deu uma longa entrevista à Universidade de Coimbra em que recordou os preparativos, os bastidores, os imprevistos e peripécias do 25 de Abril de 1974.

Cuidados intensivos

Brincadeiras

O golpe militar que pôs fim ao regime só por piada foi comunista. A propriedade da data pelos comunistas é duplamente falaciosa: nem o PCP fez o golpe, nem o PCP instaurou a democracia que temos. Um pouco de modéstia talvez fosse mais indicado.

Sabordalhão

O pénis ilustra a noção paradoxal de passagem e permanência do tempo. Mas mostra, também, como o progresso da cultura foi influenciado pela necessidade de dilatar enormemente o tamanho do pénis.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h