Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
29 de abril de 2023 às 18:00

Brincadeiras

O golpe militar que pôs fim ao regime só por piada foi comunista. A propriedade da data pelos comunistas é duplamente falaciosa: nem o PCP fez o golpe, nem o PCP instaurou a democracia que temos. Um pouco de modéstia talvez fosse mais indicado.

TODOS OS ANOS, quando o 25 de Abril bate à porta, é sempre divertido ver os porteiros da boate a decidir quem entra nos festejos. Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, é o último da fornalha. O 25 de Abril “fez-se para todos”, mas “não é de todos”, disse ele. Aqueles que negam o “projecto de Abril” e “limpam a imagem do fascismo em Portugal” não merecem ter acesso ao bar ou à pista de dança.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.