O Labirinto da Razão de Estado: Uma análise comparada da arquitetura do sistema de informações da República Portuguesa no contexto europeu
Ao contrastarmos o modelo português com os gigantes da inteligência europeia emerge uma assimetria profunda.
Ao contrastarmos o modelo português com os gigantes da inteligência europeia emerge uma assimetria profunda.
Ventura “está a trabalhar” em nomes para um governo-sombra, diz à SÁBADO. Depois, pensará em altos cargos do Estado. Agora promovido a segunda força, começou a caça aos independentes.
Não constava da declaração de interesses, o que, na lei, determina cessação do mandato. O juiz Mário Belo Morgado corrigiu o documento, fora de prazo, quando questionado pela SÁBADO.
Conselho de Fiscalização do SIRP assinala que "não existem indícios que sustentem ter sido adotada pelo SIS qualquer medida de polícia aquando da recuperação do computador em causa".
Os Serviços de Informações não conseguirão reter os funcionários mais talentosos se os salários dos "espiões" - que remontam à década de 1980 - não forem atualizados, diz o Conselho de Fiscalização.
Pode um procurador abrir um processo-crime, mandar gravar os telefonemas do presidente do Conselho de Fiscalização do SIS e SIED, arquivar o caso e publicamente ninguém saber porque o fez? Pode.
O Ministério Público está a investigar o presidente e o próprio Conselho de Fiscalização dos serviços de informações portugueses. Estão em causa suspeitas de violação de segredo de Estado e eventuais crimes de corrupção.
Serviço de Informações de Segurança diz que Covid-19 fez acelerar "exponencialmente" no primeiro semestre do ano o "registo de ciberataques" até "como meio da própria espionagem, sabotagem, subversão e criminalidade organizada e grave".
Relatório aborda ainda ameaças como o terrorismo, "não apenas o de matriz islamista jihadista", os extremismos, insegurança cibernética e as criminalidades organizadas.
Desde março deste ano que os serviços de informação nacionais têm acesso aos metadados. Conselho de fiscalização aplaude a utilização deste dispositivo.
Posse ficou marcada por um incidente levantado pelo PSD.
O Conselho de Fiscalização reclama ainda mais funcionários para os serviços e a "modernização urgente" das tecnologias usadas.
O Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa defende um "reforço de meios técnicos e humanos" para as "secretas" portuguesas, num parecer sobre o primeiro semestre de 201
Mário Mesquita e Abílio Morgado foram esta segunda-feira eleitos para a ERC e para as 'secretas, respectivamente.
Deputados elegeram ainda Mário Mesquita para a Entidade Reguladora da Comunicação Social.
Abílio Morgado, indicado para o Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República, defende que a "intervenção intrusiva" não tem que ser "destrutiva, pode ser construtiva".