Sábado – Pense por si

9
Lucília Galha

Dor crónica: medicamento revolucionário a caminho

Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.

Metais pesados

Estes metais pesados destacam-se pelo número de intoxicações que provocam e os seus efeitos na saúde, sendo que na origem desta frequência está a sua enorme presença ambiental.

Filipa Melo

A guerra trancada na cabeça, de Céline

O romance Guerra resume o drama e as contradições da vida de Céline. O destino rocambolesco do original e o enredo autobiográfico merecem um filme de aventuras.

Susana Lúcio

Revolução no tratamento da enxaqueca

Os quase dois milhões de portugueses que sofrem com esta doença neurológica têm uma nova esperança: um medicamento com anticorpos monoclonais, já à venda no nosso país, está a produzir verdadeiros milagres na diminuição das crises – em alguns casos a 100%.

Susana Lúcio

Como gerir e tratar a dor de cabeça

Provoca incapacidade, mas pode ser travada. Há quem controle a dor com fármacos. Outros conseguem resultados com alterações na alimentação e há quem recorra a terapêuticas alternativas.

Sofia Oliveira com Leonor Riso

Energia dirigida pode estar na origem do Síndrome de Havana

O número de funcionários norte-americanos que alegam ter sintomas relacionados com o Síndrome de Havana aumentou nos últimos anos. Um novo relatório dos serviços secretos dos EUA revela que a energia direcionada pode estar na origem de alguns casos.

Joana Amaral Dias

Joana Amaral Dias traça o perfil psicológico de Marcelo

Pedimos à psicóloga e analista Joana Amaral Dias que mergulhasse na mente presidencial, que esta quinta-feira anuncia ao País se vai marcar eleições antecipadas. Retrato da “hipocondria como mecanismo de captura de atenção” que o tornou “meio papa meio vedeta”.

Lucília Galha

Como evitar os efeitos nocivos do uso da máscara

Dores de cabeça, acne e síndrome do olho seco. A SÁBADO identificou os problemas que podem surgir e dá-lhe as soluções para os contornar. Mas não queremos que isso o desencoraje a usá-la.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h