Há 20 anos
Os partidos não melhoraram muito na seleção e promoção dos seus eleitos. Os eleitores também não.
Os partidos não melhoraram muito na seleção e promoção dos seus eleitos. Os eleitores também não.
As três lições destas legislativas. A primeira: mudar a base eleitoral a meio da campanha é receita para o desastre.
A atriz e encenadora teve uma vida cheia: nasceu e cresceu rodeada de livros e começou cedo a fazer teatro - aos 12 anos ganhou o primeiro ordenado numa peça no Rádio Clube Português. Ficou órfã aos 6 anos, mas o amor que recebeu na família instigou-a a viver com um sorriso.
O nevoeiro ético em que se move a política é uma fábrica de instabilidade crónica.
O ciclo incessante de reformas de pacote já não disfarça o descrédito nacional no combate à corrupção.
António Couto dos Santos, encontrado ontem morto num campo de golfe, foi uma das figuras centrais do cavaquismo nos anos 90, tendo funções governativas durante oito anos.
Para a nova direita radical populista, que avança numa Europa em que “o centro está a desaparecer”, a ideia económica de que o mercado resolve tudo morreu, sublinha Jaime Nogueira Pinto – e o wokismo é alimento para crescer.
Há lixo por aí, muito lixo, e é preciso medir as palavras e não tomar os outros por parvos.
No passando, fechar acordos envolveu convívios em casa de Costa, telefonemas entre Marcelo e Guterres e refeições no Tivoli com Manuel Monteiro. E alguma discrição.
Análise a textos publicados na imprensa nacional concluiu que maioria é de direita. Mas também colocou Miguel Sousa Tavares no centro-esquerda: "Não me surpreende nada", diz o comentador.
Sob a orientação técnica e política de Passos e de Maria Luís Albuquerque foram vendidos os últimos anéis do fidalgo endividado. As privatizações foram feitas à pressa, houve aqueles negócios dos swaps feitos em massa, a recapitalização do BPN...
Lobista-mor da República para uns, advogado e executivo dedicado para outros, o ex-político José Luís Arnaut acumulou uma dúzia de cargos nos setores mais poderosos da economia: energia, turismo, futebol, advocacia, finança. Será protagonista nas negociações com o Estado para o novo aeroporto. Este é o seu trajeto até ao topo.
Pinho representa a doença que ninguém quer discutir. Por isso o PS, o PSD e o CDS permanecem silenciosos, há décadas, sobre os grandes escândalos que se abateram sobre alguns dos seus barões, alguns dos seus líderes, alguns dos seus atávicos mecanismos de financiamento partidário.
Leonor Beleza foi apresentada como cabeça de lista, mas acabou por não o ser. Soares falhou o que queria. Sousa Franco morreu em campanha. Monteiro fez-se uma estrela. Seguro foi apeado depois de ganhar. Nas eleições a que ninguém liga aconteceu sempre muita coisa.
Pouco mais de um mês depois do nascimento, eis um relatório minoritário sobre uma equipa também minoritária. É uma radiografia em cinco capítulos, que certamente agradará a gregos e troianos. Mas não ao cavalo destes.
Lembro-me como se fosse anteontem. Já começava a apertar o calor no Portugal que preparava o Europeu de futebol, o País parecia calmo, limpo e esperançoso, e na esplanada via-se o mar, e imaginavam-se as Caravelas do começo.