Morreu Chris Rea, autor da música 'Driving Home for Christmas'
Músico britânico morreu no hospital rodeado pela família. Tinha 74 anos.
Músico britânico morreu no hospital rodeado pela família. Tinha 74 anos.
Ao fim de oito mil passos, o equivalente a 6,4 km, o ex-atleta olímpico de triplo salto fez o balanço de 30 anos de carreira: os momentos de glória e os menos bons. Vai despedir-se em grande da modalidade, em 2026, e revela um slogan para a etapa que se segue, a vender casas: “Dê o salto da sua vida.” Veja os vídeos.
Drogas vivas no corpo durante meses, robôs que operam com menos danos, implantes milimétricos de gelatina, terapias que salvam vidas e estão a tornar crónica a terrível doença.
Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.
A teranóstica é uma combinação de diagnóstico e tratamento, e apesar de usar radiação é dirigida – não ataca as células saudáveis. Quase não tem efeitos secundários e pode vir a fazer a diferença em cancros agressivos, como o do pâncreas.
O cancro do pâncreas, a terceira principal causa de morte por tumor maligno nos Estados Unidos e a sexta em Portugal, é de difícil diagnóstico.
"Apenas 20% dos doentes" se enquadram para "fazer um tratamento curativo" através de cirurgia, revela especialista.
Técnico também liderou a seleção da Inglaterra entre 2001 e 2006.
A tecnologia está a mudar a forma como são prestados os cuidados de saúde. Permite fazer diagnósticos em frações de segundos e prevenir AVC, oferecer tratamentos mais personalizados e antecipar crises de doenças como a diabetes ou a esclerose múltipla, operar um tumor com visão de Super-Homem e até devolver a voz a quem deixou de comunicar.
As células de Lacks foram revolucionárias em investigações laboratoriais em todo o mundo. Agora a família chegou a acordo com o laboratório sobre os direitos de utilização das mesmas.
O cancro do cólon é o segundo tumor mais mortífero, causando cerca de um milhão de mortes globalmente e só é superado pelo cancro do pulmão.
Tem 3 a 4 vezes mais nicotina que um cigarro e uma relação direta com o desenvolvimento de cancros orais. A compra e venda é ilegal mas esta é uma substância cada vez mais presente no mundo do futebol, principalmente entre os mais jovens.
A multipremiada investigadora portuguesa esteve agora na Ucrânia, numa missão para reabilitar veteranos mutilados. É conselheira científica do governo britânico e da administração dos EUA.
Na semana em que morreu Isabel II, trazemos-lhe um especial de 30 páginas sobre a Rainha de Inglaterra. Mas encontra também a história de Annie, a filha rebelde do diretor da PIDE; e entrevistas com a multipremiada cientista Renata Gomes e a psicóloga Joana Amaral Dias.
O galã do cinema anunciou que irá recorrer a esta via. O envelhecimento é visível, após o AVC em 2019, e no ano passado perdeu a mulher pelo cancro. O catedrático em Geriatria, João Gorjão Clara, explica a diferença em relação à eutanásia.
Rocha Andrade foi secretário de Estado do ministro Mário Centeno no XXI Governo Constitucional, entre 2015 e 2017.