Sábado – Pense por si

Susana Lúcio

As primeiras repórteres de guerra

Ninguém as queria na frente de batalha da Segunda Guerra Mundial, mas contra editores e militares elas testemunharam tudo, do Dia D aos campos de concentração.

Ministro brasileiro defende invocação do Holocausto

Israel pediu ao Brasil para deixar o genocídio fora das disputas políticas. Ministro da Educação defendeu o direito a invocar o Holocausto por ter familiares que sobreviveram a campos de concentração nazis.

4
Carolina R. Rodrigues

O tempo em que a Bayer apoiou o nazismo

A multinacional farmacêutica beneficiou voluntariamente do nazismo e dos campos de concentração para testar os seus medicamentos. No início dos anos 30, doou 400 mil marcos a Adolf Hitler e ao Partido Nazi.

A lagartixa e o jacaré

Absurdos

Pensar que para responder à extrema-direita crescente na Europa a solução é fazer uma espécie de campos de concentração no Norte de África para manter lá os refugiados e os imigrantes indesejados, é um absurdo

41
Auschwitz

Auschwitz, o inferno terminou há 73 anos

Foi a 27 de Janeiro de 1945 que as tropas soviéticas libertaram os presos dos campos de concentração nazis de Auschwitz-Birkenau, na Polónia. Em 2005, a ONU decidiu que a data passaria a ser comemorada como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto - o genocídio liderado por Hitler matou cerca de seis milhões de judeus. 

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30