Parte 3: As últimas aventuras dos poemas quase perdidos da mãe de Fernando Pessoa
Os derradeiros dias de Pessoa com a mãe, a dama de companhia que guardou os papéis de Flores Singelas e o seu esquecimento, durante anos, no espólio de Natália Correia
Os derradeiros dias de Pessoa com a mãe, a dama de companhia que guardou os papéis de Flores Singelas e o seu esquecimento, durante anos, no espólio de Natália Correia
Dois brasileiros do PCC e um membro da Máfia dos Balcãs foram libertados quando expirou a prisão preventiva e já não apareceram no julgamento. Ninguém sabe onde param.
Um agente infiltrado da Polícia Judiciária facilitou o transporte marítimo de uma tonelada de cocaína ao cartel sul-americano, o Primeiro Comando da Capital, a partir de Cabo Verde até à costa algarvia. Após o desembarque em Portugal, um camionista da “máfia dos Balcãs” ia levar o produto até ao Centro da Europa: estão todos detidos.
Entre desportos aquáticos, jogos tradicionais, workshops e oficinas temáticas, o verão vai passar a correr. Estes campos de férias para ocupar a pausa letiva dos mais novos valem mesmo a pena – e ainda têm vagas.
Investigador, historiador e professor catedrático da FCSH-Nova, o novo diretor, nomeado em regime de substituição, tem 65 anos, licenciou-se em História e é doutorado em Sociologia Histórica
Pedro era um pescador humilde, Tiago um líder conservador, já o romano Paulo era um homem culto e viajado – juntos espalharam a mensagem politicamente incorreta de que todos eram iguais e pagaram um preço por isso: foram assassinados. Novas descobertas sobre estes homens permitem compreender como influenciaram a História.
Criticava os ricos, a hipocrisia dos sacerdotes e tinha uma multidão que o seguia. Num julgamento injusto, foi condenado. Por trás deste complô estão cinco homens: Pilatos, Caifás, Anás, Judas e Herodes Antipas. Novas investigações desmontam os mitos e desvendam o que levou a esta condenação.
A prosa da brasileira Hilda Hist deslumbra, excita ou enoja. Basta ler "A Obscena Senhora D e Outras Histórias". Nada mais radical do que procurar no riso e no choque uma escapatória para o grotesco da existência.
Quem é Ricardo Ferreira de Almeida, que aos 49 anos venceu o prémio de revelação literária da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa)? Falámos com o escritor sobre o seu trabalho.
Prometeu ao pai ganhar um Mundial e acabou sendo o único a vencer três. Marcou mais de 1200 golos, patenteou fintas, parou guerras, foi guarda-redes e expulsou ábritros.
Escrever em Português e nunca ter publicado um livro são as duas únicas condições para concorrer ao Prémio de Revelação Literária da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Lusófona). Este ano, um dos concorrentes tinha 87 anos. E até da Suécia e da Eslovénia chegaram candidatos.
Comida do McDonald’s é um dos pedidos comuns de pacientes nos cuidados paliativos, em países como o Brasil. Por cá, é diferente – preferem ver pessoas ou os animais de estimação.
O britânico de 91 anos foi detido por posse ilegal de arma, tendo admitido que a mesma lhe pertencia. Pagou fiança e foi posto em liberdade.
A causa da morte não foi divulgada, mas uma mensagem veiculada no seu canal no Telegram no dia 15 de janeiro dizia que o escritor havia contraído covid-19 e precisava cancelar as aulas de um curso de filosofia que ministrava online, escreve a BBC.
O antigo dono do grupo Ongoing, que deixou em Portugal dívidas perto de mil milhões de euros, a mulher e amigos de confiança montaram uma teia de negócios no Brasil. Fomos ver como vive o empresário e revelamos documentos bancários com movimentos suspeitos de muitos milhões de euros.
Investigadores do Instituto Agronómico de Campinas, em São Paulo, esperam conseguir, no prazo de cinco anos, plantar café com índices muito baixos de cafeína, mas com o mesmo sabor.