Sábado – Pense por si

Lucília Galha

O mundo sem buraco de ozono

Um estudo do MIT provou que a camada que protege a Terra está a sarar e que daqui a 10 anos o problema pode estar resolvido. E, sim, foi mesmo graças à ação humana.

Susana Lúcio

Vemos pior por culpa do sol

As alterações climáticas podem ser as responsáveis pelo aumento do número de pessoas com problemas oculares nas regiões mais quentes do mundo. Portugal já é o país da Europa onde se realizam mais cirurgias às cataratas.

Geopolítica @plicada

Geopolítica no Antropoceno

A crise climática sofreu este duplo efeito provocado pela pandemia, nesta nova era geológica onde os seres humanos estão no centro das transformações. O ator principal é a grande massa humana e as mudanças nos ecossistemas terrestres representam mudanças nas sociedades humanas.

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

"Este ano, o buraco da camada de ozono desenvolveu-se da forma esperada no início da estação. Parece muito semelhante aos anos anteriores, que não foram excecionais em setembro, mas depois tornou-se um dos maiores nos nossos registos para o final da época", revelou o diretor do Copernicus, Vincent-Henri Peuch.

Urbanista

Catastrofista, eu?

É o elefante na sala de que ninguém quer ver, tal como os milhões que entregamos a bancos falidos sem que disso se fale abertamente, ou as contestações que levam a prescrições do que não poderia, jamais prescrever: a corrupção.

Lusa

Europa viveu ano mais quente em 2020

O estudo mostrou que as temperaturas na Europa continuam numa trajetória de aquecimento, e que, à escala global, 2020 é um dos três anos mais quentes desde que existem registos, um recorde que tem sido quebrado consecutivamente nos últimos seis anos.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente