Sábado – Pense por si

Paulo Batista Ramos
Paulo Batista Ramos Professor universitário
02 de novembro de 2021 às 08:00

Geopolítica no Antropoceno

A crise climática sofreu este duplo efeito provocado pela pandemia, nesta nova era geológica onde os seres humanos estão no centro das transformações. O ator principal é a grande massa humana e as mudanças nos ecossistemas terrestres representam mudanças nas sociedades humanas.

Nos dias inaugurais do Antropoceno é necessário conceber o planeta Terra como sujeito das políticas públicas e não como mero objeto destas, ou palco das atividades humanas. A geografia já não serve apenas como décor desse palco, mas adquire uma dimensão de aprendizagem para governar o longo prazo. Surgindo uma nova escala espacial da experiência humana.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Greve geral ou prova de vida sindical?

Estes movimentos, que enchem a boca com “direitos dos trabalhadores” e “luta contra a exploração”, nunca se lembram de mencionar que, nos regimes que idolatram, como Cuba e a Venezuela, fazer greve é tão permitido como fazer uma piada com o ditador de serviço.