Sábado – Pense por si

Por nossas mãos

Xenofobia: onde é que isto vai parar?

O problema e a origem desta onda xenófoba está nos políticos e nas suas políticas. Está em todos nós que, durante anos, não investimos o suficiente na integração, deixando o país impreparado para o fluxo migratório dos últimos anos. Está, também, na falta de políticas salariais e de desenvolvimento regional mais eficazes, permitindo que a desesperança azede e se transforme em ressentimento.  

João Carlos Barradas

A desequilibrada comissão de von der Leyen

O desiderato estratégico formulado por von der Leyen, em Março de 2020, de «alcançar uma proporção equitativa de 50% em todos os níveis administrativos da Comissão até ao final de 2024» deu em nada.

João Carlos Barradas

Europeias: umas eleições convulsivas

Menos Pacto Ecológico, menos imigração, mais direita, vários descalabros com consequências, Moscovo feliz, e uns quantos casos caricatos: até dois presos foram eleitos.

João Carlos Barradas

Scholz e Macron em queda e von der Leyen em dúvida

Resultados eleitorais levaram o presidente francês a marcar eleições legislativas, mas na Alemanha, apesar da derrota, Scholz não mexe no calendário eleitoral. Negociações para a reeleição de Ursula von der Leyen devem começar em breve.

Ricardo Santos

Um guia para conhecer Berlim em 24 horas

A capital da Alemanha tem encantos para vários dias, semanas e meses, tal a diversidade cultural, social e histórica. Eis alguns pontos essenciais, a visitar neste ano em que Berlim recebe o Euro.

Uma viagem feita de sustentabilidade

A bordo de um Tesla Modelo Y 100% elétrico, o quarteto de colaboradores da Seguro Directo segue viagem. Muito já foi vivido. Muito mais há para contar.

Lucília Galha

A reforma de Angela Merkel: 15 mil euros e sopas de batata

Ainda não se conhecem os planos da chanceler alemã para quando deixar o cargo. Mas uma coisa é certa: não faltarão cozinhados com os alimentos da sua horta. Podem é ainda ter de esperar até ao Natal, já que não há um prazo certo para decidir o seu sucessor.

Tiago Carrasco

Olaf Scholz, o "Merkel” de esquerda

Foi o mais votado das eleições, com 26% dos votos. Chamam-lhe Scholzomat, ou seja, o Scholz automático, mecânico, mais parecido com uma máquina do que com um ser humano.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.