Ucrânia: Ataques russos levam a cortes de eletricidade em quase todo o país
Na terça-feira à noite, já tinham sido impostas restrições ao fornecimento elétrico em oito das 24 regiões do país.
Na terça-feira à noite, já tinham sido impostas restrições ao fornecimento elétrico em oito das 24 regiões do país.
Três pessoas que seguiam dentro de um carro em Belgorod, na Rússia, ficaram feridas depois de serem atingidas por um drone. Imagens mostram o veículo em chamas, mas a continuar a circular.
Rossinskaya deixou a Rússia e foi para a Geórgia em 2023, mas decidiu regressar a Belgorod meses depois para coordenar uma evacuação complexa, segundo os meios de comunicação russos independentes.
Embora Kiev tenha até agora afastado a ideia de abandonar a península, que a Rússia anexou em 2014, o líder norte-americano disse no domingo que o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, poderia mudar de posição.
A agência de notícias estatal norte-coreana KCNA disse que "subunidades das forças armadas" do país "participaram nas operações para libertar as áreas ocupadas de Kursk".
Presidente ucraniano acrescentou que, se não aceitar a extensão da pausa nas hostilidades e uma trégua nos ataques aéreos, a Rússia demonstrará mais uma vez que o seu objetivo é "prolongar a guerra".
A operação ucraniana em solo russo tem pelo menos 10 causas, ou objetivos, e consequências directas. Sem exagerar nem minimizar, quais são?
A Ucrânia tem insistido que estes avanços não visam a conquista permanente de território mas sim criar condições para forçar a Rússia a entrar em negociações "justas", após quase dois anos e meio depois da invasão por parte de Moscovo.
Vivemos, na invasão da Ucrânia, uma espécie de tempo de vésperas. Setembro será um mês de grandes transformações, e vemos agora o princípio destas. É dentro desse espírito que deve compreender-se a “miniofensiva oficiosa” de Kiev.
Em Moscovo, os voluntários organizaram-se para ajudar as mais de 76.000 pessoas já retiradas da região de Kursk devido à ofensiva ucraniana.
As autoridades locais não especificaram se o incêndio se deveu ou não a um ataque ucraniano.
As tropas russas têm estado a tomar várias cidades perto de Kharkiv, que se situa na fronteira entre a Ucrânia e a Rússia, após Kiev ter lançado repetidos ataques na região russa de Belgorod.
Numa incursão limitada, mas importante, no nordeste da Ucrânia, o invasor russo tenta não alargar a frente de combate existente, mas criar uma nova, que possa atacar o invadido pela retaguarda
A Ucrânia sobrevive às sucessivas campanhas de bombardeamento e incursões graças ao auxílio ocidental e a uma enorme sangria militar. A paz continua a ser uma perspetiva distante.
Boris Nadezhdin é o único a usar a campanha para criticar a guerra na Ucrânia e problemas sociais.
Militares russos garantiram que avisaram da passagem do avião. Kiev pede provas e uma investigação internacional. Morreram 74 pessoas a bordo.