Sábado – Pense por si

Lusa

Salgado, de "príncipe da banca" ao banco dos réus

Apesar da instabilidade e dos danos reputacionais, Salgado faz tudo para se manter na presidência do BES e tenta publicamente dar uma imagem de confiança, ajudado pela tese de que o banco não é afetado pela parte não financeira do grupo.

Ana Taborda

Maria João. Quem é a mulher de Ricardo Salgado?

Nasceu em Moçambique, onde o pai, um dentista famoso, estava a trabalhar. Quando tinha 6 meses, a família mudou-se para Lisboa e foi na capital que conheceu o marido. Viveu no Rio de Janeiro e na Suíça, viajou em barcos luxuosos, passou férias num dos resorts mais exclusivos do Brasil. Hoje, é ela que se reúne com os advogados.

António José Vilela

O grande plano de José Veiga para conseguir um banco

Para tentar concretizar os negócios envolveu o então CEO do Banco Carregosa, um alto quadro do BES e Miguel Relvas. A investigação da PJ terminou no fim de 2022, mas o MP adiou o fim do caso porque mandou transcrever de forma integral mais de mil escutas telefónicas. O caso arrasta-se há 10 anos, mas recentemente Veiga conseguiu que um juiz de Cabo Verde lhe libertasse cerca de €60 milhões que estavam apreendidos a pedido das autoridades portuguesas. Depois, tentou transferir quase €37 milhões – e nasceu um novo processo.

Ana Taborda

Os poderosos clãs do Estado Novo

Os maiores grupos económicos podiam ter mais de 100 empresas em Portugal, Angola e Moçambique. Muitos eram controlados por famílias como os Champalimaud, Mello e Espírito Santo. Tinham fábricas, bancos, hotéis e cinemas. Alguns dos herdeiros discutiam negócios ao domingo com Salazar.

Marco Alves

Os negócios do Estado Novo com os nazis

Durante a II Guerra Mundial, Salazar negociou tudo o que podia, não só com o velho aliado inglês, mas também com Hitler. E nas grandes cidades do País, grandes e pequenas empresas fizeram o mesmo, incluindo como testas de ferro dos beligerantes.

António José Vilela

Como Salgado montou o esquema de corrupção da Venezuela

Ministério Público quebrou os segredos de dezenas de offshores, de testas de ferro e até de nomes de código como “Mr. Z”, “Grande” e “Barril”. E descobriu 19 altos responsáveis venezuelanos a quem o BES/GES terá pago luvas de quase 150 milhões de euros.

Sara Capelo

A incrível semana de Pinho: nova conta, offshore e a entrada no Governo

A tese do Ministério Público é que Salgado prometeu o pagamento de avença ou a continuidade da mulher Alexandra como curadora nesses dias de março de 2005, quando já era certo que seria ministro da Economia. Foi também aí que criou a Tartaruga Foundation no Panamá.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.