Como os candidatos presidenciais escondem as contas da campanha
A newsletter de terça-feira.
A newsletter de terça-feira.
A proposta de acompanhamento de grávidas de baixo risco é toda ela uma linha vermelha para a Ordem dos Enfermeiros. "Não há divergência" com Ordem dos Médicos, que, no entanto, traça a sua linha mais adiante.
Ana Rita Cavaco, ex-bastonária da Ordem dos Enfermeiros, reagiu com ironia à notícia de que a Ordem dos Médicos deu luz verde para que grávidas de baixo risco possam ser seguidas por enfermeiros especialistas nos centros de saúde, onde não têm médico de família. "Há anos que no SNS os enfermeiros fazem 80 a 90% dos partos normais", explica.
Nos centros de saúde onde não tenham médico de família.
O Barómetro Gerações em Movimento, promovido pelo Grupo Ageas Portugal e desenvolvido pela Ipsos Apeme, revela um país que já pensa mais cedo na reforma, mas continua pouco preparado. Na talk MaisIdadeMais discutiu-se o que significa envelhecer num país onde a esperança de vida cresce mais depressa do que a literacia financeira.
Num parecer, o Colégio de Medicina Geral e Familiar (MGF) manifesta preocupação com a proposta que prevê a vigilância de grávidas sem médico de família por Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica (EESMO).
Esta solução "permite que os médicos obstetras se dediquem a situações de maior complexidade".
Newsletter de sexta-feira
Ordem dos Enfermeiros defende medida como solução para os problemas do fecho de urgências e dizem que Ana Paula Martins se mostrou"recetiva", mas os médicos dizem que garantiu não querer novos edifícios. À SÁBADO tutela refere apenas não ter tomado nenhuma decisão.
Uma jovem deu à luz na rua com a ajuda da família, depois de a Maternidade Alfredo da Costa ter recusado o seu acompanhamento. Ordem critica esta decisão.
A Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras realçou que os enfermeiros obstetras possuem as competências legalmente reconhecidas para assegurar o acompanhamento da gravidez e do parto de baixo risco, podendo garantir cuidados diferenciados em situações que não exigem a intervenção médica imediata.
Uma grávida perdeu o bebé após passar por vários hospitais. Sentia dores intensas e peso abdominal. Nem sempre estes sintomas são verdadeiros sinais de alerta, mas é essencial que as grávidas sejam vigiadas de perto neste período, dizem os especialistas.
O Senado australiano aprovou, em novembro, uma norma que proíbe o acesso às redes sociais por menores de 16 anos, sob pena de multas até 32,5 milhões de dólares (30,7 milhões de euros) para as plataformas, como Facebook, Instagram ou TikTok, que a violem.
A técnica chama-se spinning babies, mas não há gestos bruscos, os exercícios são feitos pela mãe e a ideia é posicionar o feto para que o parto seja mais fisiológico.
Sabe como fazer a melhor gestão das suas poupanças? Duas especialistas em finanças pessoais afirmam que a maior parte dos portugueses está a fazê-lo mal, e dão dicas sobre como fazer render o seu dinheiro.
Um projeto prevê a criação de um regime de faltas justificadas ao trabalho e às aulas para quem sofra de dores graves e incapacitantes provocadas por endometriose ou por adenomiose.