Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

Onde estaríamos sem os fundos europeus?

Portugal recebeu 161,4 mil milhões de euros em fundos comunitários desde a adesão. Apesar de serem a face mais visível do impacto da UE – não há área que não tenham tocado – continuam a ser pouco notados pela população. Podiam ter sido mais bem usados, mas tiveram – e têm – um enorme impacto positivo.

Marco Alves

Carla e Catarina: a vida das mulheres dos líderes do PS e PSD

Catarina Gamboa, formada em Economia, tem 41 anos e sempre se movimentou na esfera de influência do PS de Lisboa. Empregou-se na consultora do ex-ministro socialista Augusto Mateus com a ajuda do pai, e foi militante da JS, onde conheceu Pedro Nuno Santos, de quem está noiva, e Duarte Cordeiro, de quem é amiga e chefe de gabinete. Carla Montenegro tem 50 anos e fez toda a sua carreira numa IPSS que trabalha em bairros desfavorecidos de Espinho. Tirou dois cursos superiores.

SÁBADO

Carrilho sobre Sócrates, Guterres, Marcelo e muito mais

Guterres liderou um governo hesitante e sonâmbulo na fase final, Sócrates tinha um currículo "surripiado": estas são só algumas das revelações do livro, em forma de entrevista de vida, do jornalista Humberto Simões, em conversa com o ex-ministro Manuel Maria Carrilho. Razões e Paixões foi apresentado esta quarta-feira e a SÁBADO faz a pré-publicação de alguns excertos

Raquel Lito

Famosos que gostam de fotografar

São autodidatas, na sua maioria: figuras públicas que andam de máquina a tiracolo ou disparam com o telemóvel. Veja os vídeos.

Maria Henrique Espada

Escária era administrador da Martifer enquanto negociava fundos europeus pelo governo

Como consultor de António Costa, tinha a missão de acompanhar os fundos estruturais e participou em reuniões europeias de alto nível nessas funções. Mas estava também no conselho de administração da Martifer. Susana Coroado, da Transparência e Integridade, diz que é uma situação de "incompatibilidade óbvia" e "muito grave".

Greve dos guardas prisionais com adesão de 75%

Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional indicou que paralisação teve balanço "muito positivo tendo em conta o despacho ameaçador do diretor-geral de punir disciplinarmente os guardas".

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana