
Festas de Lisboa: os arraiais e os concertos
Concertos de Carminho, Rui Massena, e D.A.M.A. com convidados, 16 Arraiais Populares e cinema ao ar livre na Quinta das Conchas são algumas das propostas de celebração das Festas de Lisboa.
Concertos de Carminho, Rui Massena, e D.A.M.A. com convidados, 16 Arraiais Populares e cinema ao ar livre na Quinta das Conchas são algumas das propostas de celebração das Festas de Lisboa.
Segundo a EGEAC, empresa municipal que gere a animação cultural, a festa começa com 15 casamentos: cinco numa cerimónia civil, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 11h30, e 10 na cerimónia religiosa, na Sé de Lisboa, a partir das 14h.
Os acessos ao centro da cidade e locais de arraial serão condicionados no início da noite de quarta-feira (véspera do feriado municipal, Dia de Santo António), visando "permitir a circulação de pessoas nos mais diversos locais de festividades e diversão em segurança".
As marchas populares descem a Avenida da Liberdade de 12 para 13 de junho, na noite de Santo António. O rio Tejo é o tema central da grande Marcha de Lisboa, que será interpretada por todas os grupos.
Quais os melhores arraiais e que artistas vai poder ver nos Santos, em Lisboa? Onde poderá jantar nas imediações de um arraial? Com junho à porta, fizemos-lhe um guia para aproveitar as festas.
O fim de semana é marcado pelo Santo António, mas as propostas não se ficam apenas pelos arraiais populares possíveis. Saiba o que pode fazer e ver este sábado e domingo, no Porto e em Lisboa.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa defendeu que a decisão de não autorizar a realização de arraiais populares "era a única que se impunha".
O Presidente da República prometeu pronunciar-se sobre o cancelamento das festas populares quando regressar a Portugal, na próxima sexta-feira.
Liberais dizem não encontrar motivos para os impedimentos impostos pela Câmara de Lisboa, acusam Medina de não ser "capaz de deixar de ser o número dois de António Costa" e mantêm a organização do seu convívio no dia 12 de junho.
Depois dos festejos do Sporting e da final da Liga dos Campeões, organizadores criticam decisão da Câmara em cancelar os arraiais populares, mas não estão surpreendidos: "Se é para cumprir regras, têm de ser todos". Juntas de freguesia apoiam decisão e Câmara Municipal de Lisboa anunciou medidas de apoio.
Tal como no ano passado, os arraiais "não vão ser licenciadas nem pela Câmara nem por Juntas de Freguesia e, por isso, a fiscalização cabe às autoridades, quer à Polícia Municipal, quer à Polícia de Segurança Pública (PSP)", referiu Medina.
A decisão da Câmara de cancelar as festas foi anunciada em 4 de abril, um mês depois da identificação dos primeiros casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal. Nem o desconfinamento alterou a posição da autarquia.
A Câmara de Lisboa está a seguir as recomendações da DGS para reforçar o confinamento e distanciamento social devido ao coronavírus.
Em 2016, o guia foi generoso para Portugal. Fomos buscar os menus da altura e fizemos contas. Houve subidas de 20% em alguns casos. Gala 2017 é já esta 4ª, 22
Em algumas bancas, servem-se duzentas refeições por dia
Não faço parte do estilo de pessoas que perseguem "celebridades", como agora é mais comum chamar aos famosos. Enfim, aos que aparecem mais assiduidade do que interesse público nas revistas de social