Da área de floresta destruída ao incêndio num pavilhão: as polémicas que abalaram a COP30
A 30ª edição ficou marcada por outras controvérsias, nomeadamente a morte de um indígena e vários protestos.
A 30ª edição ficou marcada por outras controvérsias, nomeadamente a morte de um indígena e vários protestos.
O Governo aprovou a revisão do regime da caça, atualizando regras, limites e práticas associadas às atividades cinegéticas.
A associação Zero alerta que é preciso preparar Portugal para a adaptação a um clima mais quente, principalmente no que respeita às ondas de calor e à preparação das habitações "com prioridade para o isolamento, mas também com instalação de equipamentos de refrigeração".
O copresidente do grupo de especialistas do Conselho Científico Internacional para a Conferência dos Oceanos da ONU acredita que no futuro pode ser encontrada uma forma limpa de explorar o fundo do mar. Até lá o mais prudente e ficarmos quietos. O próprio testemunhou contra o seu país para evitar a mineração.
No coração do Atlântico Norte, estende-se um arquipélago com características naturais e culturais únicas
O Governo pode fixar serviços mínimos garantidos e fazer outros acertos, dizem os juristas ouvidos pela SÁBADO, que notam a “dificuldade técnica” mesmo em alterações pequenas. Não há margem constitucional para mudanças maiores como, por exemplo, os motivos para a greve.
A nova autoestrada faz parte de um conjunto de intervenções, que têm como objetivo modernizar a cidade brasileira de Belém, onde se irá realizar a COP30.
O caso remonta ao início do ano, quando o periódico britânico Mail, denunciou a existência de abusos - incluindo tortura e violação - contra povos indígenas no Parque Nacional de Odzala-Kokoua, na República do Congo, cometidos pela African Parks – uma organização sem fins lucrativos, de cuja direção faz parte o príncipe Harry, depois de ter sido seu presidente durante seis anos.
O administrador e coordenador científico da Fundação Oceano Azul falou com a SÁBADO a propósito da aprovação da maior rede de área protegida do Atlântico Norte, nos Açores. Defende que "a proteção funciona e produz benefícios para a natureza e para a economia".
Em busca de um arquipélago para lá da banana e do bolo do caco, descobrimos um mundo de riqueza natural e cultural, da grandeza da matéria-prima a uma arte de bem comer que exala história e tradição.
Ângela Morgado, diretora executiva da ANP (Associação Natureza Portugal), que representa a WWF, acrescenta à SÁBADO que "falta consenso político de que é preciso proteger a natureza". O último relatório da organização refere Portugal ainda não atingiu as metas climáticas e ambientais.
O alerta é da WWF: para manter o planeta vivo são precisas ações e mais esforços de conservação.
Chegaram em maio à Herdade do Vale Feitoso, no concelho de Idanha-a-Nova, e já estão bem adaptados. São considerados “heróis climáticos” e têm por missão estimular a biodiversidade.
Medida permite evitar a sexta grande extinção de vida na Terra - a quinta extinção em massa ocorreu há quase 66 milhões de anos com o desaparecimento dos dinossauros.
A Fundação Oceano Azul apresentou uma lista de recomendações com medidas que podem salvar o oceano. O documento está a ser apresentado aos Estados na reunião de preparação da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, na Costa Rica.
Com o objetivo de zero emissões de gases com efeito de estufa até 2050, em que ponto está Portugal nas metas ambientais europeias? Na gestão de resíduos sólidos, uso do carro e pressão sobre o território, o atraso é considerável