
Tudo sobre a primeira biografia do novo Papa
Quem é Leão XIV? O que pensa o papa americano? O jornalista Christophe Henning tenta responder a estas questões e ficamos com mais pistas. Mas ainda há muito por saber sobre Prevost
Quem é Leão XIV? O que pensa o papa americano? O jornalista Christophe Henning tenta responder a estas questões e ficamos com mais pistas. Mas ainda há muito por saber sobre Prevost
"O Santo Padre aceitou a renúncia ao cargo de núncio apostólico em Portugal apresentada por monsenhor Ivo Scapolo, Arcebispo Titular de Tagaste", por limite de idade, refere o boletim da Santa Sé.
O processo envolve mais de 500 pessoas que dizem ter sofrido abusos por parte de membros do clero. O caso levou à divulgação de uma série de registos da igreja que alegadamente documentam anos de abuso.
O jornalista agora dedica-se aos romances. Para escrever Conclave investigou a votação mais secreta do mundo. Um cardeal disse-lhe que fez bem o trabalho de casa. A adaptação ao cinema foi um sucesso.
Gosta de jogar ténis, em criança brincava aos padres e percorreu o Peru a cavalo. Robert Prevost era o mais improvável da lista de cardeais, mas um dos braços-direitos de Francisco. Cinco portugueses, que conviveram com o cardeal, contam como trabalha o sorridente – e sempre disponível – Leão XIV.
O jornalista Fabio Marchese Ragona, autor do livro escrito em conjunto com o Papa Francisco, defende que o legado será para continuar. E que Américo Aguiar está entre os preferidos.
Além dos quatro portugueses, entre os cardeais eleitores de língua portuguesa que já estiveram na Cova da Iria contam-se Arlindo Gomes Furtado, Leonardo Steiner, Orani João Tempesta, Sérgio da Rocha e João Braz de Avis.
Em 1125, na catedral de Zamora mostrou ao mundo que não existia ninguém acima de si. Armou-se cavaleiro sozinho e dessa forma expressou uma ideia pública: queria ser rei.
Hoje tudo se decide à porta fechada – cum clave, daí vem o nome –, sem contacto com o exterior, mas durante séculos não foi assim. Os cardeais podiam sair, por isso algumas eleições demoraram mais de dois anos. Houve intrigas, corrupção, violência e até o veto de um imperador.
"Gostaria de ser Papa. Essa seria a minha escolha número um", disse Trump na Casa Branca antes de elogiar o arcebispo de Nova Iorque.
Desde o Concílio Vaticano II (1962-1965) a Igreja está em aggiornamento constante para se «adaptar melhor às necessidades do nosso tempo», nos termos da revisão da liturgia promulgada por Paulo VI na Constituição Apostólica «Sacrosanctum Concilium».
O voto de protesto apresentado pela CDU pela alienação de imóveis no bairro das Eirinhas e em Miragaia por parte da Diocese do Porto foi aprovado por todas as forças políticas.
O Sumo Pontífice morreu ontem de manhã, aos 88 anos, de um acidente vascular cerebral (AVC) fulminante.
Com a morte do Papa argentino, uma questão passou a ser central: quem será o próximo líder da Igreja Católica? Existe já uma longa lista de candidatos. Será desta que a escolha vai recair sobre um cardeal de África ou da Ásia?
O Vaticano já referiu que o Conclave, que decidirá quem será o próximo Papa, será realizado durante o mês de maio.
Do San Lorenzo a Portugal, tudo sobre a paixão de Jorge Mario Bergoglio pelo desporto-rei.