Uma entrevista alucinante
Ao contrário do que se diz, a “entrevista” de Tucker Carlson a Vladimir Putin foi instrutiva, esclarecedora e marcante. Mas não da maneira que o Kremlin e os seus gentis organizadores julgam.
Ao contrário do que se diz, a “entrevista” de Tucker Carlson a Vladimir Putin foi instrutiva, esclarecedora e marcante. Mas não da maneira que o Kremlin e os seus gentis organizadores julgam.
Os Estados Unidos referem que o MQ-9 estava a realizar uma "operação de rotina em espaço internacional" enquanto a Rússia considera a "proximidade com as fronteiras" russas um "motivo de preocupação".
Há duas narrativas sobre a invasão da Ucrânia. Uma, baseada na realidade. Outra, na suposição e na conspiração. A guerra também se trava no campo de xadrez onde se jogam memórias e falsas memórias. Um exemplo.
Muitos ouviram as histórias da incineração de civis durante as guerras mundiais do século XX. A Ucrânia vive agora o mesmo terror, e o Irão tem de explicar claramente o seu papel no morticínio em curso.
O avião levava munições da Sérvia para o Bangladesh. Todos os tripulantes ucranianos morreram.
Embaixador russo em Washington confirmou em entrevista à televisão estatal que a Rússia enviou uma nota diplomática à administração Biden a alertar para a escalada da guerra, se EUA enviarem mais armas.
Por isso Putin apelou esta sexta-feira às chefias militares da Ucrânia para derrubarem o governo e negociarem com Moscovo livrando o país do "bando de drogados e neo-nazis" que tem tomou o poder em Kiev e mantém "refém todo o povo ucraniano".
O Antonov An-26, com 22 passageiros e seis tripulantes, tinha sido dado como desaparecido pelas autoridades russas durante a madrugada. Acidente no Mar de Okhotsk deu-se quando o avião se preparava para aterrar.
"É mais uma ocasião desperdiçada para ultrapassar o impasse das relações russo-americanas que existe por culpa de Washington", considera o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.
Um relatório revelou que a Rússia tentou interferir nas eleições norte-americanas de 2020 e Biden disse que Putin ia "pagar o preço". Moscovo chamou o embaixador dos EUA para discutir relações.
O avião, um Antonov-26, despenhou-se durante um voo de treino a dois quilómetros do aeroporto militar.
O avião despenhou-se cerca de cinco minutos depois de ter levantado voo no aeroporto de Al Geneina. Entre os mortos estão quatro crianças.
Os EUA, o Reino Unido e a França realizaram um ataque a três alvos na Síria. A Rússia condenou a ofensiva e pediu uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A reunião está marcada para este sábado às 16:00.
EUA, Reino Unido e França avançaram com um conjunto de ataques a alvos que estavam identificados como produtores de armas químicas. As reacções já se fizeram ouvir de todo o mundo. Os aliados dizem que não havia alternativa. Da Rússia chegou a condenação, com Putin a pedir uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Os EUA, a França e o Reino Unido lançaram ataques durante a noite contra alvos relacionados com a produção e armazenamento de armas químicas pelo Governo de Bashar Al Asad. António Guterres, secretário-geral da ONU, pediu contenção aos Estados-membros para evitar uma escalada. Moscovo quer reunião do Conselho de Segurança.
"Os ataques ao presidente [Putin] são inaceitáveis e inadmissíveis", reagiu o embaixador russo em Washington.