Sábado – Pense por si

Nuno Rogeiro
Nuno Rogeiro
26 de dezembro de 2022 às 20:00

Sonhámos tudo?

Há duas narrativas sobre a invasão da Ucrânia. Uma, baseada na realidade. Outra, na suposição e na conspiração. A guerra também se trava no campo de xadrez onde se jogam memórias e falsas memórias. Um exemplo.

Não é preciso ir aos propagandistas diretos. Basta analisar a mente por trás das discussões do coronel na reserva Douglas McGregor, grande apoiante da guerra no Iraque, alegada escolha falhada de Trump para Conselheiro de Segurança Nacional (a substituir John Bolton), e de Michael Vlahos, um autoproclamado ex-agente da CIA, académico e ex-funcionário do Departamento de Estado, que se refere a Washington DC como a "cidade imperial".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.