
Rússia: Pasteleira de Moscovo detida por fazer bolos anti-guerra
Anastasia Chernishova vendia doces com bandeiras da Ucrânia e frases como "não à guerra".
Anastasia Chernishova vendia doces com bandeiras da Ucrânia e frases como "não à guerra".
Anastasia e a filha, Alisa, refugiaram-se em Portugal quando a guerra na Ucrânia começou. Teve medo e não sabia uma palavra de português. Foram muito bem acolhidas e hoje estão adaptadas, mas as saudades são imensas. Veja o seu testemunho.
Desde as primeiras explosões, Anastasia só pensava em salvar a filha, Alisa. Fugiram para a Polónia e uma amiga quis levá-las para Lisboa. Teve medo e não sabia uma palavra de português. Foram muito bem acolhidas e hoje estão adaptadas, mas as saudades são imensas.
Na segunda década do século XXI partilhamos um Mundo onde Mulheres necessitam coragem, por vezes física, para se fazerem ouvir, contarem a sua história e ousarem direitos iguais aos dos Homens.
O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas referiu que as escolas funcionam com os recursos humanos que têm.
No domingo Anastasia e Anton celebraram o seu amor como se não existisse guerra, no meio de uma cidade destruída pelos bombardeamentos russos. Ambos trabalham num centro de apoio humanitário e distribuem medicamentos a quem necessita e no casamento, que ocorreu numa estação de metro, estiveram presentes os colegas do casal e todos aqueles que vivem abrigados na estação de metro de Kharkiv.
Um casal ucraniano, em fuga com os dois filhos, criou uma página de Instagram para divulgar os desenhos das crianças afetadas pela guerra.
Agora que a pandemia parece estar controlada e que há esperança e sinais de paz na guerra da Ucrânia, esta é a altura de se desligar do mundo por uns dias e aproveitar as férias da Páscoa para uma escapadinha. Veja as nossas sugestões, de Trás-os-Montes ao Algarve, passando pelo Douro e Alentejo.
A Rússia tem neste momento o novo número um mundial em masculinos, Daniil Medvedev, além de Andrey Rublev (6.º) e Anastasia Pavlyuchenkova (14.ª em femininos). Bielorrússia tem Aryna Sabalenka (3.ª em femininos).
O homem decidiu afundar o iate que estava atracado em Maiorca depois de ver mísseis a destruir um prédio em Kiev. Acreditava que tinha sido o patrão a vender aqueles mísseis a Putin.
Foi criada pelo próprio governo ucraniano, que também tem um site com fotos de passaportes de capturados e mortos. É uma forma de fazer guerra psicológica, dizem.
Não existiu cancelamento, indica a empresa. Quando existirem condições de segurança, trabalhos serão reiniciados na província de Afungi.
O presidente russo foi montando as peças que lhe permitem hoje controlar, vigiar, prender, exilar ou ilegalizar o que quer e quem quer. Da polícia às leis, o aparelho de opressão tornou-se mais pesado nos últimos anos, e sobretudo meses. Até às eleições de setembro, "a repressão vai piorar", acredita José Milhazes.
As autoridades russas continuam a investigar os aliados de Navalny. Desta vez, foi a médica pessoal do opositor russo que viu a sua casa em Moscovo revistada. Anastasia Vasilyeva deciciu dar música aos agentes e tocou piano durante a revista.
Anastasia Yeschchenko , de 24 anos, era considerada uma aluna brilhante. Oleg Sokolov considerou-se culpado e foi condenado a 12 anos e meio de prisão.
São quatro semanas para festejar as artes do palco, com as normas de segurança asseguradas e com propostas para todos os gostos e idades.