
Tribunal russo condena à revelia ex-colaborador de Alexei Navalny
Volkov, que vive no exílio no estrangeiro desde 2019, foi considerado culpado por criar uma organização extremista.
Volkov, que vive no exílio no estrangeiro desde 2019, foi considerado culpado por criar uma organização extremista.
O Ministério Público russo apresentou uma acusação contra Navalnaya, que vive no estrangeiro, por participar numa associação extremista, pelo que foi declarada procurada.
Reeleito presidente Vladimir Putin centrou o seu discurso de vitória na ofensiva na Ucrânia, tendo afirmado que a sua principal tarefa será "reforçar a capacidade de defesa e as forças armadas". Pela primeira vez, mencionou a morte de Alexei Navalny.
Milhares de russos assistiram às cerimónias e 45 pessoas foram detidas. Kremlin nega responsabilidades na morte do opositor de Putin.
A urna do líder da oposição russa Alexei Navalny já chegou à igreja onde vão decorrer as cerimónias fúnebres, em Moscovo, na Rússia.
Família teve dificuldades em encontrar uma funerária que sepultasse o corpo. “Ligámos para a maioria das agências funerárias públicas e privadas. Algumas diziam que o local estava lotado. Outras recusavam-se, quando mencionávamos o sobrenome Navalny."
Terá trabalhado para o FSB, o serviço de segurança russo que sucedeu ao KGB, mas acabou detido em 2019 quando montado numa bicicleta matou a tiro um opositor do regime russo.
A mãe do opositor de Putin já pôde ver o corpo de Alexei Navalny, uma semana depois da sua morte. Lyudmila Navalnaya disse ter sido chantageada pelo Kremlin.
Maior figura da oposição ao regime de Vladimir Putin, foi vítima de ataques e respondeu em tribunal por se insurgir. Morreu na prisão, mas não em silêncio
Na terça-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português convocou o embaixador russo em Lisboa, Mikhail Kamynin, para prestar esclarecimentos, após a morte do opositor russo Alexei Navalny.
“Vladimir Putin, deixe-me finalmente ver o meu filho”, apela a mãe.
“Isto uma forma de Navalny. É uma forma de comunismo ou fascismo”, disse Donald Trump numa entrevista à Fox News, enquanto criticava uma multa de 355 milhões de dólares que lhe foi imputada.
A morte de Alexei Navalny foi divulgada no dia 16 de fevereiro e a família ainda não conseguiu ver o corpo.
O grupo de rock irlandês U2 entoou o nome do líder da oposição russa Alexei Navalny durante um concerto, este sábado, em Las Vegas, EUA. Navalny morreu na sexta-feira, aos 47 anos, na colónia penal no Ártico onde se encontrava preso.
Conferência de Segurança de Munique irá discutir os desafios mundiais. Evento, que conta com líderes portuguesas, foi ensombrado pela morte de Alexei Navalny.