
Advogado critica tribunal por lesados não poderem assistir ao julgamento
Juíza lamentou não ter espaço para receber todos os que desejam assistir ao julgamento, mas diz que não é capaz de fazer o "milagre da multiplicação dos lugares".
Juíza lamentou não ter espaço para receber todos os que desejam assistir ao julgamento, mas diz que não é capaz de fazer o "milagre da multiplicação dos lugares".
O ex-banqueiro chegou a tribunal visivelmente debilitado, tendo abandonado a sala de audiências depois de ser identificado pela juíza.
O processo BES/GES conta com 30 arguidos (23 pessoas e sete empresas), num total de 361 crimes.
Ministério Público quebrou os segredos de dezenas de offshores, de testas de ferro e até de nomes de código como “Mr. Z”, “Grande” e “Barril”. E descobriu 19 altos responsáveis venezuelanos a quem o BES/GES terá pago luvas de quase 150 milhões de euros.
"Vai dar tudo à mesma e ficar igual como está", lamentou um grupo de manifestantes no Campus de Justiça, em Lisboa.
O arranque das audições está marcado para as 14 horas, com a presença de quatro testemunhas.
A instrução do processo BES/GES tem agora como próxima data agendada o dia 26 de abril, às 14:00.
Ministério Público admite que 15 dos 65 crimes imputados ao antigo banqueiro estão a prescrever. Juiz Ivo Rosa diz que fase de instrução não é um "faz de conta". SÁBADO teve acesso aos bastidores do Tribunal.
Magistrado judicial lamentou não ter obtido exclusividade para este processo, considerando não ter condições para dar início à fase de instrução na última semana de janeiro de 2022.
Pedro Queiroz Pereira declarou ao Ministério Público que, no passado, o banqueiro "comprou" o atual Presidente da República, contratando o escritório da namorada. "Eu sou incomprável", respondeu Marcelo Rebelo de Sousa à SÁBADO.
O supervisor questionou o BES sobre dois fundos geridos pela sociedade suiça que esteve no centro da queda do banco em 2014. Mas o Banco de Portugal tem garantido que só soube da Eurofin entre 2013 e 2014.
Corrida ao processo por arguidos, lesados e novos assistentes está a provocar o caos no MP. Ricardo Salgado e Morais Pires ficaram em silêncio nos últimos interrogatórios.
Nos últimos anos, várias operações que passaram pelo banco tiveram a intervenção de dois gestores suíços e da sociedade Eurofin, que está no centro da acusação do Ministério Público contra Ricardo Salgado.
Em 2014, o BES foi contactado pelo "ingeniero" Domingos Macias como representante da empresa venezuelana PDVSA. Porém, tudo não terá passado de um embuste criado pelo antigo presidente do banco para manter os milhões do petróleo
Despacho de acusação do caso BES com mais de três mil páginas já está concluído e será notificado a arguidos e assistentes no início da próxima semana. Depois da Operação Marquês, este é mais um mega-processo em tribunal
Guerras internas, toneladas de papel. A PGR confirmou que o prazo foi concluir o inquérito foi prorrogado por atraso na cooperação judiciária internacional com as autoridades suíças.