Sábado – Pense por si

Compreender e eliminar as alergias

A razão pela qual algumas substâncias desencadeiam alergias e porque é que não o fazem em todas as pessoas não é ainda muito clara, mas a história de outras alergias na família (a chamada atopia) parece ser o principal fator predisponente. 

Mónica Baltazar

Viver com uma alergia fatal

Leite, ovos, frutos secos ou uma simples maçã, são muitas as reações alérgicas a alimentos. Conheça sete casos de quem tem de confirmar tudo o que come antes de dar uma dentada.

Ana Taborda

Salgueiro Maia: a vida privada

Apareceu pela primeira vez nos jornais ainda não tinha 4 anos, depois de assistir ao atropelamento mortal da mãe. Descendente de ferroviários, cresceu de terra em terra, mas foi em Santarém, ao volante de um Citroën 2CV, que pediu a mulher em casamento. Juntos adotaram dois bebés, viajaram pela Europa a acampar e viram o cancro matar o herói de Abril. No Luxemburgo, a filha Catarina tornou-se delegada sindical. Os netos cresceram a ouvir as histórias do avô revolucionário.

Lucília Galha

Porque estamos cada vez mais alérgicos?

Seja o pingo no nariz, a comichão nos olhos, tosse ou espirros, os casos de alergias estão a disparar. O problema não é de hoje, mas o nosso estilo de vida tende a piorá-lo.

Raquel Lito

Os bebés já podem comer morangos?

Podem a partir dos 6 meses, recomendam os médicos. E também frutos secos, marisco e outros ingredientes. Até reduzem a probabilidade de virem a ter alergias.

Mitsubishi Electric, muito mais do que apenas um ar condicionado

As soluções de climatização da Mitsubishi Electric asseguram não só o melhor conforto, como uma excelente qualidade do ar interior que protege contra vírus, poeiras e alérgenos. Mas as vantagens não se ficam por aqui: permitem reduzir o consumo energético que se reflete tanto na fatura da eletricidade como no impacto ambiental.

Covid-19: Hospitais têm vacinas para alérgicos mas há quem espere meses

A 'task force' da vacinação sublinha que os casos de reações alérgicas à vacina são prioritários nas consultas de imunoalergologia e que "não há falta de vacinas nos hospitais", sendo "alocadas, semanalmente, mil vacinas" para estes casos. Maria está à espera da segunda dose desde abril.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente