
A SÁBADO é todos os dias. As incríveis fugas de Angola há 50 anos
As histórias de quem fugiu da violência em 1975 em colunas de mais de mil carros ou de traineira para Portugal. E informação sobre a alergia alimentar mais comum nos mais novos.
As histórias de quem fugiu da violência em 1975 em colunas de mais de mil carros ou de traineira para Portugal. E informação sobre a alergia alimentar mais comum nos mais novos.
É a alergia alimentar mais prevalente na primeira infância e pode ser difícil de diagnosticar, porque há sintomas que confundem - mas deve ser levada a sério. Saiba a que sinais deve estar atento e que cuidados ter.
Leite, ovos, frutos secos ou uma simples maçã, são muitas as reações alérgicas a alimentos. Conheça sete casos de quem tem de confirmar tudo o que come antes de dar uma dentada.
Seja o pingo no nariz, a comichão nos olhos, tosse ou espirros, os casos de alergias estão a disparar. O problema não é de hoje, mas o nosso estilo de vida tende a piorá-lo.
Podem a partir dos 6 meses, recomendam os médicos. E também frutos secos, marisco e outros ingredientes. Até reduzem a probabilidade de virem a ter alergias.
Ainda há quem acredite que alimentos como o ovo, o amendoim ou o marisco não devem ser consumidos durante o primeiro ano de vida. O seu não consumo pode resultar em alergias mais tarde.
A 14 de setembro assinala-se o Dia Mundial da Dermatite Atópica.
Esta semana, Bruno Nogueira escreve sobre "a dor dos outros", falamos dos desvios de preços no Pingo Doce e publicamos uma entrevista com o ator Ivo Canelas.
Há reações alérgicas que só ocorrem mais de duas horas depois de contactar com um alimento - e que podem causar "buracos" no intestino. Falámos com a nutricionista Inês Pádua, que alerta para o aumento dos casos.
O Dia Mundial da Criança coincide com o Dia Mundial do Leite, instituído pela ONU há 22 anos para assinalar a importância do leite como alimento global. Um alimento completo e "essencial" garantem um nutricionista e uma pediatra especialista em nutrição, ouvidos pela SÁBADO.
Beleza, cultura, gastronomia. Os clubes de subscrição parecem estar a ganhar terreno e há cada vez mais oferta no mercado para nos fazer aderir. De aposta nas surpresas ou com produtos escolhidos a dedo, eis duas dezenas de boas dicas para anotar.
O aumento dos preços está a afetar toda a população, mas para quem tem restrições alimentares os problemas adensam-se. Algumas famílias já começaram a "cortar no supermercado" e temem chegar ao ponto em que tenham de escolher "quem come o quê".
Médica reconhece à SÁBADO que tem havido cada vez mais queixas relativas a intolerâncias, bem como reações a outros componentes alimentares.
O grau de comparticipação deve ser o mesmo em todos os tipos de fórmulas de substituição de leite "e não apenas as fórmulas elementares que só estão indicadas para uma minoria de casos", defendem médicos.
Salvador, de dois anos, esteve em risco de não entrar na creche em Alenquer por ser alérgico a dezenas de alimentos. Mãe diz que vice-provedor sugeriu que progenitora estaria a colocar em perigo a vida do filho.
As crianças com alergias alimentares terão apoios nas escolas. A SÁBADO falou com mães que passaram por dificuldades para matricular os filhos.