O Orçamento da Crise Europeia
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.
A saúde mental dos procuradores é um desafio urgente e global que exige mudanças concretas, sobretudo na cultura de trabalho e no apoio institucional.
Este ano houve menos nove mil candidatos ao ensino superior, não chegando aos 50 mil.
O adjunto de operações nacional disse que hoje de madrugada houve o primeiro reforço de meios, passando do nível de prontidão normal para o 'nível um'.
A especialista em assuntos jurídicos e fiscais Magda Canas lembrou, contudo, que com o ajustamento das tabelas de retenção na fonte "os contribuintes vão adiantar menos dinheiro ao Estado nos seus descontos mensais", pelo que "é muito provável que tenham direito a receber menos em 2026".
A melhor notícia face há 21 anos: a economia está muito mais equilibrada e resiliente. A pior: os preços de algumas coisas cruciais subiram muito mais do que os salários.
O regresso de Trump ao poder e a economia, bem como os conflitos na Ucrânia e Médio Oriente, irão marcar o ano de 2025 no país liderado por Xi Jinping.
Economista de topo, e professor há mais de 25 anos nos EUA, fala sobre a divisão a que assistiu sobre o wokismo, sobre o risco da política económica de Trump - e sobre a sua vida paralela de artista.
André Ventura criticou Marcelo Rebelo de Sousa por não se ter manifestado, durante o debate sobre o Orçamento do Estado, sobre a medida que repõe os salários cortados.
O ambiente na educação está sereno: a equipa ministerial tem revelado competência e a oposição tem-na deixado relativamente sossegada. Apetece, pois, perguntar ao primeiro-ministro: para quê acicatar os ânimos?
A secretária de Estado da Habitação diz que o que está previsto na proposta de Orçamento "é garantir um tratamento justo tanto para inquilinos como para senhorios".
O orçamento da UE pretende contribuir para melhorar a vida de cerca de 450 milhões de pessoas e tem impacto em inúmeras áreas do dia a dia. Muitos defendem a necessidade de o reforçar, tendo em conta os desafios que a Europa enfrenta. Para já, a União dispõe de cerca de 2 biliões de euros, entre o orçamento de longo prazo e a “bazuca” europeia, para investir na economia até 2027.
Apesar das competências limitadas em matéria de política social, a UE tem registado desenvolvimentos e a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais deverá permitir avanços na área da empregabilidade e da redução da pobreza.
O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que Portugal deve apoiar entusiasticamente o alargamento da União Europeia para leste, é contra um exército e impostos europeus e defende mais políticas de reagrupamento familiar para imigrantes.
António Leitão Amaro, ministro da Presidência, considerou uma "asneira" o modo como a Agência para a Integração, Migrações e Asilo substituiu o extinto Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.