Sábado – Pense por si

Paulo Lona
Paulo Lona Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público
16 de setembro de 2025 às 07:00

Quando o Trabalho Nos Habita: O Desafio da Saúde Mental dos Magistrados

A saúde mental dos procuradores é um desafio urgente e global que exige mudanças concretas, sobretudo na cultura de trabalho e no apoio institucional.

Atravessando fronteiras e línguas, a inquietação quanto à saúde mental dos procuradores tornou-se tema universal, atravessando gabinetes, corredores e salas de tribunais por todo o mundo. O stress, que durante anos se julgou inerente e inquestionável à função, emerge agora como matéria de debate, reflexão e – em tímidos passos – transformação. Recentemente, participei na conferência anual da Associação Internacional de Procuradores, num ambiente marcado por uma preocupação crescente, onde um dos painéis foi inteiramente dedicado a este fenómeno, inquietante, mas infelizmente muito real.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.