Sábado – Pense por si

Susana Lúcio

O que pode fazer para travar o esgotamento dos recursos naturais

A humanidade esgota hoje todos os recursos que o planeta é capaz de regenerar num ano - uma semana mais cedo do que no ano passado. “Há três atitudes que as pessoas podem tomar para reduzir a sobrecarga do planeta”, diz Francisco Ferreira, da associação ambiental ZERO.

Admirável Mundo Verde

Das cinzas às cinzas (I)

A ocupação massiva do território nacional com eucaliptal deve preocupar-nos porque se trata de uma árvore altamente inflamável, que seca os solos e os lençóis de água e não se integra facilmente nos nossos sistemas agro-silvo-pastoris, dada a sua relação com outras espécies, não só de flora mas também de fauna.

Ana Bela Ferreira

Graça Borges Castanho: Cultivo da canábis "tem de ser encarado com a naturalidade com que se cultiva milho"

A planta da canábis pode ser usada em baterias em vez do lítio, para fazer papel ou isolamento na construção absorvendo CO2. Nas vésperas da II Edição da CannaPortugal – Expo Internacional de Cânhamo e Canábis, a fundadora do evento falou à SÁBADO sobre a urgência de deixar de se dividir a exploração em uso industrial e medicinal de forma a evitar desperdício.

João Carlos Barradas

Lula: cada qual no seu canto

A visão do presidente brasileiro em relação à guerra na Ucrânia tem como ponto base os negócios com a China e a Rússia. Assim, Lula muito fez para arrastar cada qual para seu canto, apesar da visita a Portugal e da ida ainda hoje para Espanha. Uma análise de João Carlos Barradas.

Benfica estádio
Jornal de Negócios

Benfica: CMVM multa Textor e "rei dos frangos" em 75 mil euros cada

O supervisor dos mercados aplicou coimas individuais de 75 mil euros ao John Textor e a José António dos Santos, conhecido por "rei dos frangos", por violarem o dever de comunicação no âmbito da tentativa de o empresário norte-americano adquirir uma posição de 25% no capital da Benfica SAD.

Sofia Oliveira com Ana Bela Ferreira

Portugueses consumiram menos 25,6 toneladas de sal em três anos

A Direção Geral da Saúde divulgou esta terça-feira os resultados da reformulação alimentar em Portugal para a redução do sal e açúcar. O consumo excessivo de açúcar, sal e gorduras continua a ser um dos “maiores riscos para a saúde pública em Portugal”.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana